A Prefeitura do Natal participou do evento de lançamento da nova edição ExpoEduc, considerado o maior congresso educacional do Norte-Nordeste. Apresentada na manhã desta terça-feira (27), na Arena das Dunas, a programação contará com a presença de profissionais da educação de todo o Brasil durante os dias 24 a 26 de julho.
Representando o prefeito Paulinho Freire no lançamento desta manhã, a vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, destacou a importância da educação como eixo de transformação social e o engajamento da atual gestão com políticas integradas no setor. “Estamos comprometidos com a valorização dos nossos professores, com o aprimoramento pedagógico e com o enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar. O projeto envolve diferentes áreas da gestão — como trabalho, empreendedorismo, turismo e, claro, a própria educação — para que possamos potencializar nossas ações e trocar experiências com profissionais de todo o país”, afirmou ela.
Ainda na agenda oficial, há a proposta de Natal se transformar simbolicamente na “Capital da Educação” no Brasil, projeto que será realizado de forma transversal e antecederá a ExpoEduc, criando uma semana de imersão educacional em toda a cidade, com eventos nos bairros, palestras, oficinas e trocas de conhecimento que contribuirão diretamente para a elevação dos índices de qualidade do ensino no município.
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, também evidenciou o avanço que a proposta representa para o município. Ele frisou que a gestão tem trabalhado para reverter distorções históricas da rede municipal, com foco em reduzir a evasão escolar, a repetência e a distorção idade-série.
“Este momento representa um marco para a educação de Natal. Estamos trazendo para o centro do debate temas cruciais, desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A gestão do prefeito Paulinho Freire assumiu esse compromisso desde o início e já conseguimos resultados importantes. Zeramos a fila da creche e pré-escola, ampliamos o índice de crianças alfabetizadas no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), saltando de 71% para mais de 80%, e também melhoramos o índice de fluência em leitura, que passou de 64% para mais de 80%”, afirmou o titular da SME.
A ExpoEduc ainda vai ter espaço para a ação social. A secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, destacou a importância da integração entre as políticas públicas da área, enfatizando o impacto da iniciativa Meia Social, que vai oferecer desconto no valor do ingresso para quem doar gêneros ao programa Banco de Alimentos de Natal.
“A adesão à Meia Social fortalece significativamente o papel do Banco de Alimentos de Natal, um programa estruturado para arrecadar e distribuir alimentos a instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade. Com isso, Natal avança mais um passo na construção de uma cidade mais justa, solidária e comprometida com o bem-estar da sua população”, afirmou Nina Souza.
O CEO da ExpoEduc, Crislan Vianna, enfatizou que um dos objetivos do evento é projetar Natal como protagonista no cenário educacional nacional. “Criamos o projeto com o propósito de mostrar Natal como uma referência nacional em educação e capacitação de professores, diretores e de toda a comunidade escolar”, afirmou.
A programação do evento contou ainda com a palestra do professor Alex Romero, intitulada “Caminhos para a melhoria do IDEB”, voltada à plateia de gestores, educadores e autoridades locais, e que abordou estratégias para elevar a qualidade da educação pública municipal.
Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon; a secretária municipal de Comunicação Social, Criz Vidal; além de vereadores, representantes da Câmara Municipal e diversas autoridades ligadas ao setor educacional, que reforçaram o apoio institucional à iniciativa e destacaram a importância da integração entre as diferentes pastas para o fortalecimento da educação em Natal.