Curso de formação de costureiros e costureiras, fruto de uma parceria entre a Neoenergia Cosern e o Senai-RN, utilizará a técnica do Upcycling para transformar uniformes que seriam descartados em novos produtos
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Energia, celebrado no próximo 29 de maio, a Neoenergia Cosern e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai-RN) firmam uma nova parceria e criam o Projeto Reluzir. Com foco na sustentabilidade, economia de energia elétrica, além de transformação social e econômica, o Projeto Reluzir oferece um curso de formação em corte e costura com 100 horas de duração para 20 pessoas e utilizará a técnica do ‘Upcycling’ para transformar uniformes de eletricistas que seriam descartados em novos produtos.
“Voltar a uma oficina de costura é revisitar uma memória afetiva. Meus pais tinham uma oficina de costura que se tornou o negócio da família e onde eu trabalhei por um tempo. Hoje, vendo as aulas do Projeto Reluzir iniciando, vislumbro não somente a formação de novos profissionais em corte e costura que estarão prontos para o mercado de trabalho, mas uma transformação com foco na sustentabilidade que é tão importante para nós enquanto sociedade”, afirmou Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.
A transformação dos uniformes de eletricistas que atuam na Neoenergia Cosern em todos os municípios potiguares proporcionará economia de energia elétrica, pois, ao reciclar materiais, evita-se a necessidade de produzir novos produtos a partir de matéria-prima bruta, que demanda muito mais energia. Além disso, a prática auxilia na redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, colabora para a preservação dos ecossistemas e tornará 20 pessoas aptas ao trabalho como costureiras e costureiros. No Rio Grande do Norte, a demanda por profissionais dessa categoria está em alta.
“O projeto Reluzir é mais uma conexão importante entre o Senai-RN e a Neoenergia Cosern, trazendo um novo caminho de interação, agora com o Senai Moda. Vendo isso se concretizar reforça que proporcionar caminhos para desenvolver pessoas, impulsionando suas perspectivas, refletirá no despertar de novas possibilidades”, enfatizou Amora Vieira, diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).
O Projeto
Idealizado pela engenheira Clara Ferreira e pelo analista Victor Ferreira, com experiências na área de Logística na Neoenergia Cosern, o Projeto Reluzir reúne um conjunto de práticas comuns ao Grupo Neoenergia: a reciclagem, a possibilidade de transformação social a partir de oportunidades de qualificação profissional e o incentivo aos desenvolvimento econômico da população em suas áreas de concessão (Neoenergia Coelba – BA; Neoenergia Pernambuco-PE; Neoenergia Brasília – DF; Neoenergia Elektro – SP/MS e Neoenergia Cosern – RN).
A partir da coleta dos uniformes dos eletricistas, técnicos e engenheiros que seriam descartados, os alunos e alunas do curso de formação em corte e costura do Senai-RN irão transformá-los em novos produtos utilizando a técnica do ‘Upcycling’.
É uma técnica de moda que consiste em transformar peças de roupa ou tecidos que seriam descartados em novos produtos, dando-lhes um novo propósito. O upcycling é uma prática sustentável que ajuda a evitar o desperdício e a reduzir o impacto negativo da indústria da moda no planeta. Além disso, a técnica permite que as peças defeituosas sejam reaproveitadas, agregando valor a um novo poduto.
De acordo com a instrutora do curso, Suely Lima, os uniformes – calças e camisas – serão transformados em: porta capacetes (para armazenar e transportar capacetes de forma prática e segura); mochila saco (ideal para o transporte de itens esportivos e de lazer); porta-lápis (para coleções e canetas diversas) e ecobag.
Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern
