Edit Template

Potiguar Israel Junior conquista o Circuito Banco do Brasil de Surfe, em Natal (RN)

Fotos: Marcio David/WSL

As finais da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, disputadas neste domingo (25), na Praia de Miami, em Natal (RN), coroaram os campeões do evento. Em casa, diante de sua torcida, o potiguar Israel Silva manteve a hegemonia local – em 2024, o atleta da casa Mateus Sena foi o campeão – e fez história ao faturar a vitória logo em sua primeira participação em um evento do Qualifying Series (QS). No feminino, Tainá Hinckel quebrou tudo e superou a também catarinense Laura Raupp. Além do título, a dupla de vencedores garantiu também 4.000 pontos no ranking sul-americano da WSL.

“É muito importante poder vencer um evento desse em casa. Um lugar onde tem vários nomes brasileiros de destaque no surfe nacional como Joca Júnior, Jadson André e Ítalo Ferreira. Poder colocar o meu nome nesse livro aí é muito gratificante. Eu sei o quanto eu mereço, pela dedicação, pelo tempo e esforço que eu tenho. Estou feliz por ter vencido. Agora é relaxar, dar um restart, voltar a trabalhar, que tem um ano muito longo pela frente”, falou Israel Junior.

Na decisão masculina, Israel superou o catarinense Heitor Mueller em um duelo equilibrado. Com um somatório de 14.23 contra 13.37 do adversário, o potiguar virou a bateria nos três minutos finais ao cravar um 7.50 e descartar um 6.23 — nota suficiente para assumir a liderança na reta final, levar a torcida à loucura e escrever seu nome entre os destaques do circuito com a conquista do título.

Para chegar na decisão contra Mueller, Israel passou por Weslley Dantas em uma bateria igualmente emocionante na semifinal, vencida por 16.30 a 15.90. Do outro lado da chave, Heitor Mueller superou Adauto Sena por 16.66 a 14.17.

Números do evento
Total de baterias: 66 (43 masculinas, 23 femininas)
Total de ondas surfadas: 1.937 (1.328 no masculino e 609 no feminino)
Ondas com nota acima de 6.0: 131
Melhor nota do evento: 9.50 – Tainá Hinckel
Melhor bateria: 17.55 – Tainá Hinckel na semifinal contra Daniella Rosas
Maior margem de vitória: +7.17 – Ariane Gomes sobre Leticia Freire e Pini

Tainá Hinckel quebra tudo em Miami

A surfista de Santa Catarina fez a melhor apresentação do evento nas semifinais, quando derrotou a peruana Daniella Rosas com um impressionante 17.33, incluindo uma nota 9.50 — a maior de toda a etapa, entre homens e mulheres. Essa nota superou inclusive os 9.00 conquistados por Adauto Sena e Kauã Hanson ao longo do campeonato.

Na decisão, Tainá manteve o bom ritmo e levou a melhor sobre Laura Raupp por 12.46 a 11.06, consolidando o título da etapa e reforçando sua posição entre as principais promessas do surfe sul-americano.

“Uma vitória é sempre algo incrível. Eu me encaixei nessa onda desde os primeiros dias, antes mesmo do evento começar. Eu sabia do meu potencial ali dentro da água. Eu busquei fazer as escolhas certas que nem sempre é algo possível em todas as baterias, mas que a gente sempre tenta, todos os atletas almejam isso. E eu consegui achar duas ondas para vencer essa final super disputada. Eu esperava que fosse ter mais ondas por causa do swell que estava encostando, na outra bateria, eu vi que tinha mais ondas e mais oportunidades do que ontem, mas o mar enchendo também sabia que poderia ficar um pouco mais devagar”, analisou a campeã feminina. 

“Foi uma bateria importante para mim, a Laura [Raupp] também surfa muito, todos os atletas que estão nesse evento são atletas com potencial incrível. São todas as baterias disputadas e as melhores escolhas [de ondas] são as escolhas campeãs”, concluiu.

O Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa Natal QS 4,000 faz parte do circuito Qualifying Series (QS) de 2025 da World Surf League (WSL) e teve o orgulho de ser patrocinado pelo Banco do Brasil, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Secretaria do Estado da Educação do Esporte e do Lazer – SEEC, com apoio da Prefeitura Municipal de Natal, Boali, e com mídia oficial oferecida pela Rádio Jovem Pan FM 99,5 com transmissão ao vivo pelo site da WorldSurfleague.com, app da WSL e canal de YouTube da WSL.

Sobre a WSL

A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.