O Fest Pole Potiguar 2025 acontece no dia 20 de junho no Teatro Alberto Maranhão (TAM), mas as atividades começaram neste domingo (18). Houve, na calçada do Midway Mall, uma intervenção artística em espaço público na cidade de Natal. O objetivo foi mostrar a força desse esporte feminino, promover a arte do pole dance e fortalecer a identidade feminina, alinhando-se à missão do Pole Estúdio, idealizador do evento: empoderar pessoas, editorialmente mulheres, por meio da dança e do movimento.
Mais do que divulgação, a ação busca ocupar o espaço público com corpos femininos livres, seguros e expressivos. Ao trazer a dança para o cotidiano da cidade, o festival amplia sua visibilidade e atrai públicos diversos, incluindo aqueles que talvez não fossem ao espetáculo em teatro.
Para Olívia Macedo, diretora do Pole Estúdio, este momento foi histórico e único, além de mostrar que o artista tem que ir aonde o povo está, apesar do julgamento acerca da expressão artística.
“A importância da intervenção artística do Pole Estúdio aqui na rua é mostrar que o corpo feminino pode ser sim expressão de força, de arte e de identidade. E não apenas objeto de julgamento ou, muito menos, controle social”, declarou.
O Fest Pole Potiguar 2025 acontece no Teatro Alberto Maranhão, no dia 20 de junho. Além disso, o evento também contou com a participação das escolas Verticarte, Pole no Beco e Tropicália Pole Arts, mostrando que a união faz a força e ambos os diretores realizarão uma ação durante o festival.
Sobre o Fest Pole Potiguar
O Fest Pole Potiguar, evento anual que celebra a arte e a beleza do pole dance, chega à sua terceira edição em 2025 com uma proposta única de fusão entre o movimento artístico e a tradição nordestina. O evento, que ocorrerá no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, no dia 20 de junho, véspera de Corpus Christi, será uma verdadeira homenagem à cultura junina.
Para a artista Olivia Macedo, o São João é uma manifestação cultural profundamente enraizada na cosmovisão do povo nordestino. Com origens nas tradições rurais, nas celebrações de colheita e nas devoções populares, este festival traz à tona a riqueza da cultura nordestina.
Em um espetáculo inovador, as alunas do Pole Estúdio mostrarão todo o seu talento em apresentações que mesclam acrobacias e dança ao som de grandes artistas do Nordeste. O tema deste ano, “São João”, busca valorizar as raízes culturais nordestinas, resgatando a tradição e a energia das festas populares com um toque de arte e empoderamento feminino.
O evento é especialmente destinado a curiosos sobre o pole dance como expressão artística, além de familiares e amigos das alunas, que terão a oportunidade de celebrar o desempenho e dedicação das participantes.
A entrada custa R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) disponível no Sympla, e o evento promete emocionar, inspirar e, acima de tudo, mostrar o poder transformador do pole dance.
Informações adicionais:
- Data: 20 de junho de 2025
- Local: Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo, s/n Ribeira)
- Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/fest-pole-potiguar-de-sao-joao/2888515.
- Classificação: 12 anos
Sobre o Pole Estúdio
Fundado em 2022 pela artista e professora Olivia Macedo, com quase 15 anos de atuação na dança e formação na área pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estúdio tem como missão promover a educação artística e esportiva no Pole Dance, oferecendo aulas e projetos que incentivam uma aprendizagem libertadora, onde a experiência de vida e a perspectiva das participantes são valorizadas por meio de estímulos à criação e expressão artística.
O propósito do estúdio é potencializar o autoconhecimento, a criatividade e levar a magia do Pole Dance a um número crescente de mulheres.