Edit Template

Diabetes em cães e gatos: entenda os sinais e a importância do diagnóstico precoce

Assim como nos humanos, o diabetes também afeta cães e gatos — e, em muitos casos, o diagnóstico só acontece quando a doença já está em estágio avançado. A condição pode levar a complicações graves se não for tratada corretamente, incluindo perda de visão, pancreatite e alterações renais.

Segundo o médico-veterinário Mateus Soares, especializado em endocrinologia veterinária, diabetes em cães é mais frequente em fêmeas não castradas, e com destaque para raças como Poodles, Dachshunds e Labradores. Já nos gatos, a obesidade é o principal fator de risco.

Os sintomas são perda de peso inexplicável, aumento da ingestão de água, do apetite e da produção de urina, letargia e cansaço frequente, infecções urinárias recorrentes, e, em casos mais graves, visão embaçada ou catarata. “O tutor precisa estar atento a esses sinais e procurar um médico veterinário especializado em endocrinologia o quanto antes. O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações”, orienta Dr. Mateus Soares.

“O tratamento inclui insulinoterapia, dieta adequada e a prática regular de exercícios físicos, sempre com acompanhamento profissional. Com os cuidados certos, cães e gatos diabéticos podem ter qualidade de vida e longevidade. Mas é uma doença que exige comprometimento diário por parte dos tutores”, reforça o médico veterinário.

Sedentarismo é uma das principais causas

A crescente incidência da doença entre os pets reflete também mudanças no estilo de vida dos animais domésticos, que estão cada vez mais sedentários e expostos à alimentação inadequada. Falar sobre isso é também alertar sobre prevenção, responsabilidade e amor.

“Os animais vivem cada vez mais em apartamentos e sem o devido estímulo à atividade física. Passear com os cães ou estimular a “caça” dos gatos não é só um momento de conexão dos tutores com seus animais, mas também saúde para eles”, destaca Soares

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.