Na próxima segunda-feira (19/05) a banda Rosa de Pedra lança seu mais novo trabalho, o videoclipe de Exu Odara, canção que marca o retorno do grupo às encruzilhadas da música potiguar, após um hiato de quatro anos. Formada em 2002 por Ângela Castro (vocais), Tiquinha Rodrigues (vocais e rabeca), Kleber Moreira (percussão), Betão Tavares (contrabaixo) e Toni Gregório (guitarra), a banda trilhou um caminho consistente no circuito independente nacional, com dois álbuns e um dvd no currículo, além de diversas turnês pelo Brasil, tornando-se uma referência importante no cenário artístico local.
A sonoridade e a poética do Rosa de Pedra é marcada pela fusão entre melodias e ritmos da cultura popular aos sons do universo contemporâneo-urbano, com influências do batuque afro-nordestino ao rock, do maracatu às rabecas da música armorial, passando pela energia da ciranda e dos cocos. Na imagem vemos um registro da banda no Beco da Lama, no centro da cidade do Natal. (Foto: Mylena Sousa )
O videoclipe de Exu Odara, dirigido e roteirizado por Rita Machado e Priscilla Vilela, representa mais um passo do Rosa de Pedra em sua conexão com a beleza ritualística e com a rica simbologia do Candomblé, trazendo a alegria e o encantamento ancestral de Exu para o cotidiano das ruas da nossa cidade. Participam dessa gira audiovisual o Babalorixá Adolfo, a dançarina potiguar Rozeane Oliveira interpretando Exua, o bailarino Kamal incorporando em grande estilo um autêntico Zé Pelintra e Judson Takará como Exu. Filmado em lugares icônicos como Beco da Lama e o Beco da Meladinha, verdadeiras zonas de confluência em meio ao caos urbano, Exu Odara reforça um traço característico no trabalho do Rosa de Pedra: sua relação viva entre o cotidiano potiguar e os saberes ancestrais que por aqui circulam.

Bastidores da filmagem de Exu Odara. (Foto: Mylena Sousa)
Disponível nas plataformas digitais desde a última segunda-feira (12/05), a música é uma composição de Tatiana Cobbet e Tiquinha Rodrigues, além de contar com fragmentos do ponto Exu é Curador, tema popular de domínio público. A produção musical ficou por conta de Toni Gregório. Com distribuição do selo Rizomarte Records, a faixa abre os caminhos para o terceiro álbum do Rosa de Pedra, que segundo revelou a cantora e compositora Ângela Castro, está em fase embrionária de produção. Sucessor de Rosa de Pedra (2007), Demaré (2013) e do dvd Cocozurbano (2017), começa em alto e bom som o retorno da banda com o single Exu Odara.
A relação frutífera do Rosa de Pedra com o cenário audiovisual não é de agora. Em 2017 a banda lançou Cocozurbano no seu próprio canal e também já assinou a trilha sonora de diversos trabalhos, como os documentários “Onde está o cinema brasileiro?” (2022) e “Vila de Bilros” (2021), o mini-doc “Leningrado-Linha 41” (2017) e os curtas “Três Vezes Maria” (2014), “Maré Alta” (2012) e “A Cura” (2012). Em vias de celebrar 25 anos de carreira, Exu Odara vem pra celebrar com alegria mais um encontro entre arte e vida na trajetória do grupo.

Imagem de bastidores da filmagem de Exu Odara com 25 membros da equipe. (Foto: Mylena Sousa)
Escute nas Plataformas Digitais
Ficha Técnica da Música:
Composição: Tatiana Cobbett e Tiquinha Rodrigues + Fragmento do ponto Exú é Curador(domínio público)
Voz principal: Ângela Castro
Rabeca e Vocal: Tiquinha Rodrigues
Guitarra: Toni Gregório
Baixo: Betão Tavares
Bateria e Percussão: Kleber Moreira
Arranjo: Rosa de Pedra
Produção Musical, Mixagem e Masterização: Toni Gregório
Ficha Técnica do Videoclipe:
Direção Geral e Roteiro: Priscilla Vilela e Rita Machado
Assistente de Direção: Johnkat
Produção Executiva: Bobox Produções
Produção: Ângela Castro
Direção e Produção de Logística: Carol Carvalho
Operação de Câmera: Larinha Dantas e Thamise Cerqueira
Eletricista: Christiano Miranda
Direção de Arte: Adolfo Ramos
Figurino: Jane Grigório
Assistente de Figurino: Lucas Calixto
Maquiagem: Juliana Clarissa
Músicos Rosa de Pedra: Ângela Castro, Tiquinha Rodrigues, Toni Gregório, Betão Tavares, Kleber Moreira
Artistas Convidados: Adolfo Ramos; Rozeane Olivera; Kamal, Judson Takará
Artistas do grafite: HC Alma de Gato, Lady Guedes, A Fábrica de Inventos, Bugio, MAR, JRoxent, ML.Artes e Renato Família.
Ponto de Apoio: Bar da Meladinha – Neide
Segurança: Luciano do Nascimento e Carlos Cosme
Still: Mylena Sousa
Designer Gráfico: Rita machado
Montagem e Finalização: Rita Machado
Social Mídia: MARIABOA Produtora
Assessoria de imprensa e Distribuição: Henrique Lopes (Rizomarte Records)
Patrocínio: Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura,Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal
Duração: 3 minutos e 30 segundos
Local de Filmagem: Beco da Lama – Natal/RN
Data de Filmagem: 20 de outubro de 2024