Fomentado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, o projeto tem o objetivo de promover a valorização da diversidade e da acessibilidade na arte
Após uma turnê por vários estados brasileiros em 2024, o grupo potiguar Movidos Dança volta a ativa com a realização de oficinas e apresentações do seu espetáculo REMIX neste mês de maio, circulando por quatro cidades das regiões Norte e Nordeste de forma gratuita, contando com tradução em Libras, audiodescrição e abafadores de ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Com primeira parada na cidade de Belém, a turnê vai percorrer também Manaus, Recife e Palmas.
Fomentada pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, as oficinas são uma ação pedagógica ministrada pelos bailarinos do grupo Michael Skimo, Ariadna Medeiros e Rudson Bolcante, que buscam proporcionar a compreensão da expressão corporal através da dança.
“A oficina é um procedimento didático que prioriza o processo de descobertas, criando momentos que investigam as diferenças individuais e a importância da coletividade. Dessa forma, viabiliza-se um outro olhar para corpos distintos, onde o corpo da dança se torna uma das ferramentas da percepção humana”, explica Daniel Silva, bailarino e diretor geral do Movidos Dança.
Também parte da programação, o espetáculo REMIX, dirigido por Denise Stutz (MG/RJ) e Anderson Leão (Natal/RN), é um convite para dançar. Dividido em dimensões artística e social, onde cinco bailarinos profissionais, com e sem deficiência, a obra é um jogo de ficção e realidade, criando novas referências e possibilidades de enxergar os mundos da vida urbana, proporcionando uma experiência inclusiva e enriquecedora para o público.
“Levar a arte potiguar para outros cantos do Brasil, promovendo o diálogo entre corpos diversos e públicos variados, é uma missão que carrego com orgulho, ainda mais sendo um artista com deficiência. Acredito que a dança é um território de liberdade, e que todos devem ter o direito de acessar, conhecer e se deixar transformar através dela”, celebra Daniel.
O projeto faz parte do programa de difusão nacional Funarte Rede das Artes 2023, com apoio da Funarte e do Ministério da Cultura. O bailarino e diretor destaca ainda a importância da participação do grupo na Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, representando um reconhecimento institucional e um passo concreto em direção à valorização da diversidade e da acessibilidade na arte.
“Nosso grupo, formado por artistas com e sem deficiência, nasceu do desejo de romper barreiras e propor novas estéticas para a dança contemporânea. Participar da Bolsa Funarte com REMIX é, para o Movidos, uma oportunidade de mostrar que a dança feita no Rio Grande do Norte pulsa com potência, sensibilidade e transformação. E reafirma nosso compromisso com a inclusão e com a ampliação dos espaços de fruição da cultura”, finaliza.
Confira a programação completa:
BELÉM
18/05 – Oficina Movidos à Dança
Local: Casa das Artes – Fundação de Cultura de Belém
Horário: 10h às 12h
19/05 – Apresentação de REMIX
Local: Teatro Municipal de Ananindeua
Horário: 16h
MANAUS
23/05 – Oficina Movidos à Dança
Local: Sala de Reuniões do Palácio da Justiça do AM
Horário: 14h às 17h
24/05 – Apresentação de REMIX
Local: Teatro da Instalação
Horário: 19h
RECIFE
26/05 – Oficina Movidos à Dança
Local: EREM Joaquim Nabuco
Horário: 14h às 17h
27/05 – Apresentação de REMIX
Local: Teatro do Parque
Horário: 19h
PALMAS
29/05 – Apresentação de REMIX
Local: Escola de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardozo
Horário: 19h
30/05 – Oficina Movidos à Dança
Local: Escola de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardozo
Horário: 14h às 17h