A conferência de abertura do XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (PROPESQ PP 2025) coloca em destaque a potência criativa das mulheres indígenas. Com o tema Mulheres Indígenas e Suas Produções: Ancestralidade Como Força Criativa, o evento será realizado no dia 14 de maio, das 18h30 às 21h, no Auditório do Instituto Ágora, no campus central da UFRN, em Natal.
A convidada é a professora Mirna Kambeba Omágua Yetê Anaquiri, doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pesquisadora, artista e pensadora indígena, cujas produções atravessam o campo das visualidades e das cosmologias ancestrais. A mediação será feita pelo professor Juciano de Sousa Lacerda, do Departamento de Comunicação Social (Decom/CCHLA), ampliando o diálogo entre saberes tradicionais e práticas comunicacionais.
A atividade marca o início da edição potiguar do PROPESQ PP, um dos principais encontros acadêmicos do país dedicados à reflexão crítica sobre publicidade, propaganda e suas interfaces com a cultura, a política e a sociedade.
Aberta ao público, a conferência integra a programação oficial do PROPESQ PP 2025, promovido pelo PPGEM/UFRN, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom), CCHLA/UFRN, DECOM/UFRN, entre outras instituições.