Edit Template

Pinacoteca do Estado participa da 23ª Semana Nacional de Museus

Programação no Palácio Potengi começa nesta terça-feira (13) e segue até sábado (17) e contempla visitas guiadas às exposições Faces do Reduto e ao acervo do Instituto Rossini Perez.

Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, inicia nesta segunda-feira (12), e segue até domingo (18), a 23ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc).

O Palácio Potengi, que abriga a Pinacoteca do Estado, participa da Semana com três atividades: Exposição Faces do Reduto – 13 a 17 (terça a sábado) –10h às 16h – Visita mediada; Instituto Rossini Perez: acervo aberto – 13(terça) – 10h às 13h – Visita mediada; Encontro Mutirão de Mapeamento Cultural – 17 (sábado) – 9h às 13h – CECOP-Pontão de Cultura e Comunicação.

Em um mundo marcado por mudanças aceleradas e transformações profundas, os museus se consolidam como espaços essenciais para a reflexão, a preservação e a promoção da cultura.
Diante de desafios globais e locais, a 23ª Semana Nacional de Museus propõe uma discussão sobre o futuro dessas instituições, destacando seu papel como agentes de transformação em comunidades dinâmicas e diversificadas.

O patrimônio imaterial, composto por saberes, expressões, tradições e práticas culturais, é uma fonte viva de identidade e conexão comunitária. Numa realidade dinâmica, os museus têm o desafio de promover e valorizar esse legado intangível como testemunho do passado e inspiração para manutenção das práticas no presente e no futuro.

A 23ª Semana Nacional de Museus, portanto, convida a refletir sobre o futuro dessas instituições em um mundo em rápida transformação. Ao valorizar o patrimônio imaterial, abraçar a juventude e incorporar novas tecnologias, os museus podem se reinventar como espaços dinâmicos, inclusivos e transformadores. Nesse processo, eles preservam o passado, inspiram o presente e constroem um futuro mais sustentável e conectado com as comunidades.

Para a palavra “museus” entenda-se “processos museais e qualquer instituição de memória”, Issoinclui: museus, salas de cultura, comunidades quilombolas, podcasts/videocasts, pontos culturais, memoriais, centros culturais, parques históricos, redes de educadores, sistemas de museus, escolas técnicas, institutos históricos, cemitérios, pinacotecas, ateliês, laboratórios de documentação ou de artes e diversas associações culturais. Como pessoas físicas, incluem-se: os mestres de saberes, professores, alunos, mestrandos, doutorandos do curso de museologia e outras áreas de formação correlatas. 

Serviço: 23ª Semana Nacional de Museus | Pinacoteca do Estado.
13 a 17 de maio de 2025 (terça-feira a sábado).
Funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Entrada franca.
Palácio Potengi – Praça Sete de Setembro, Cidade Alta. Natal (RN).

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.