Edit Template

Camaleão Grupo de Dança(MG) apresenta espetáculo e oficina em Natal

As atividades serão apresentadas de forma gratuita e integram o programa Circuito Camaleão, viabilizado por meio da Bolsa Funarte de Dança Klaus Vianna  

A cidade de Natal recebe o Camaleão Grupo de Dança(MG), nos dias 13 e 14 de maio, com uma programação gratuita, que inclui apresentação do espetáculo Verga e uma oficina de Dança Contemporânea, baseada no Continuum Training System, linguagem utilizada na rotina do grupo. O Circuito Camaleão é um projeto viabilizado por meio da Bolsa Funarte de Dança Klaus Vianna – Rede das Artes 2023, integrando assim, o Circuito Funarte de Dança Klauss Vianna. A edição do Circuito Camaleão em Natal conta com o apoio institucional do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), que administram a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), e produção local de Diana Fontes.

O objetivo do projeto é promover a descentralização, permitindo a circulação do grupo mineiro por cidades e espaços públicos de diversas regiões, promovendo assim a democratização cultural nacional. Com apresentações do espetáculo “Verga” e realização da oficina de Dança Contemporânea, o Circuito percorrerá ao longo do mês de maio de 2025, as cidades de Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba, e Natal, no Rio Grande do Norte.

Sobre o espetáculo – VERGA

“Verga” se enverga em movimento contínuo de fusão do conhecimento e da ação, do profano e do sagrado, do feminino e do masculino, da luta e da dança. O trabalho transita entre a resistência e a liberdade, onde resistir não significa apenas reagir, mas também criar. Para discutir essas questões, o grupo se apoia nas linguagens que vem investigando, principalmente a capoeira. Durante 5 anos o elenco do Camaleão pesquisou os movimentos da Capoeira através da condução de Mestre Agostinho (Grupo Ginga – BH/MG). Verga leva para as ruas, praças e locais abertos uma maneira criativa de resistir. O espetáculo, que conta com direção artística e coreográfica de Inês Amaral, foi construído através de um processo de criação colaborativo.

Classificação etária do espetáculo: LIVRE

Duração do espetáculo: aproximadamente 30 minutos.

Sobre a oficina

Como medida de formação e mediação, serão realizadas nas cidades do circuito uma oficina de Dança Contemporânea para a comunidade artística, ministrada pela diretora Inês Amaral. A atividade será seguida de um bate papo sobre o processo de criação do espetáculo. A oficina de Dança Contemporânea é baseada no Continuum Training System, linguagem utilizada na rotina do grupo. Em seguida, será realizado um bate-papo entre os participantes da oficina e os membros do Grupo Camaleão sobre o processo de criação do espetáculo Verga. A previsão de duração é de duas horas.

O CONTINUUM é um sistema de treinamento criado a partir da análise de diferentes técnicas e estilos de movimento. Com base nos princípios da física, o sistema apresenta o corpo como uma massa contínua a partir do estudo de peso, controle da velocidade e aceleração, proporcionando o controle do deslocamento de um ponto a outro usando o mínimo de esforço. A oficina também trabalha a instabilidade das quedas usando mãos, pés, cotovelos e cabeça como pontos de ancoragem, impulso e apoio que contribui na performance do artista e desenvolve a capacidade de resolver situações em cena. Uma relação muito particular com o piso, a densidade do espaço será desenvolvida através de princípios físicos como a inércia, força centrípeta, acumulação, expansão, suspensão, resistência e circularidade. O equilíbrio e o centro são necessários para reduzir a velocidade ao mínimo em um ponto instável de espaço e tempo.

Em resumo, a oficina foca:

– Eficiência e habilidade do deslocamento

– Consciência de 360º: ferramentas para agregar a tridimensionalidade

– Centro de força

– Precisão dos movimentos

– Solução dos problemas técnicos

Sobre o Camaleão Grupo de Dança

O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA foi fundado em 1984 pela diretora Marjorie Quast. O Grupo transforma sua dança ao longo dos anos investindo em novos caminhos e novas possibilidades de pesquisa e criação e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. Com 40 anos de trajetória artística, o Grupo tem em seu repertório 22 montagens assinadas por 18 profissionais nacionais e internacionais, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos. O Grupo tem como características de seu trabalho o pensamento fundado numa perspectiva de dança que dialoga com o tempo presente e as questões que surgem na contemporaneidade como inspiração, investindo sempre em novas possibilidades de pesquisa e criação. Em parceria com a escola denominada Núcleo Artístico, o grupo cria, incentiva e divulga a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educação e difusão cultural durante todo seu tempo de atuação em Belo Horizonte. O Camaleão identifica a formação de qualidade em dança como indissociável de sua construção artística. O grupo possui um projeto social de formação há 17 anos com mais de 200 crianças em comunidades de área de risco. Dessa forma, constitui-se em uma companhia de grande importância para o país, por seu aspecto conectado e investigativo, que transita da formação artística de qualidade à produção de obras com renomados artistas e profissionais da arte. Neste percurso, o Camaleão vem transformando o seu pensamento e, logo, a sua a dança, investindo em novos caminhos, novas possibilidades de pesquisa, criação e novos artistas no constante aprimorar de suas produções. Atualmente, o grupo conta com um elenco de profissionais diversificados que mesclam técnicas de Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, Ballet Clássico e Teatro.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo “VERGA”:

Direção Geral: Marjorie Quast

Direção Artística e Coreográfica: Inês Amaral

Intérpretes: Dalton Walisson, Isabela Guerra, Ivo Igino, John Morais, Mariana Chalfum

Figurinos: Camaleão Grupo de Dança

Edição e Finalização da Trilha Sonora: Glaydson Oliveira (Índio)

Produção Executiva: Alexandre Chei

Produção e Realização: Núcleo Artístico e Camaleão Grupo de Dança

LINK DO ESPETÁCULO NA ÍNTEGRA no YOUTUBE DO CAMALEÃO

Serviço

Oficina de Dança Contemporânea – Técnica Continuum, com Inês Amaral

Data:  13/05 – terça-feira

Horário: 19h

Local: Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão

Endereço: Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira

Gratuito

Espetáculo VERGA

Data: 14/05 – quarta

Horário: 17h

Local: Praça Pedro Velho – Tirol – Natal

Gratuito

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.