Sendo celebrado no dia 25 de maio, o Dia da África marca a criação da Organização da Unidade Africana, fundada em 1963 na Etiópia, com a finalidade de proteger e libertar o continente africano. No Brasil, o Dia Internacional da África busca rememorar e promover a integração entre os povos, refletindo a importância de um mundo plural e difundindo informações a respeito dos povos africanos.
Organizada pela Associação dos Estudantes do PEC da UFRN (APEC), a Semana da África na UFRN (SEMAF) é um evento consolidado na universidade nos últimos anos. Em 2025, o trabalho continua: nos dias 22 e 23 de maio, toda a comunidade acadêmica da instituição, assim como demais interessados, é convidada a debater o tema “A riqueza das culturas africanas”. A arte do evento conta com a representação do Monumento da Renascença Africana, construído em 2010, no Senegal. A escultura mostra um homem carregando seu filho nos bíceps e sua esposa pela cintura, representando o renascimento e a liberdade do povo africano.
No Centro de Convivência da UFRN, na quinta-feira (22), das 14h às 17h, acontecerá a apresentação e abertura do evento, com jogos interativos, apresentação de países e oficinas de idioma. Na sexta-feira (23), das 9h às 17h, o auditório do Instituto Ágora (UFRN) sediará o evento com palestras, mesas-redondas, apresentações de moda, arte e coffee break.
As inscrições ainda não estão disponíveis, mas poderão ser feitas em breve, tanto pelo SIGAA quanto presencialmente durante o evento. Assim como em todos os anos, a Secretaria de Relações Internacionais da UFRN (SRI) estará presente. É esperada uma participação em massa da comunidade, permitindo a troca cultural necessária para promover maior inclusão social entre todos. A programação será divulgada nos próximos dias por meio das redes sociais da APEC: @apecufrn, no Instagram.