Edit Template

CRTR16 alerta sobre a conscientização para o diagnóstico precoce dos tumores do cérebro

Números mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que aproximadamente 11 mil novos casos de câncer do Sistema Nervoso Central, que inclui o cérebro e a medula espinhal, devem surgir por ano no Brasil, sendo mais de 6 mil em homens. De acordo com o instituto, o câncer no SNC representa de 1,4% a 1,8% de todos os tumores malignos do mundo, sendo que 88% dos casos ocorrem no cérebro.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos tumores de cérebro, diversas entidades médicas e Conselhos da área lembram neste mês da campanha Maio Cinza. O projeto destaca a importância de informar a população sobre os sintomas, incentivar o diagnóstico precoce e divulgar os tratamentos mais eficazes para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do RN e PB, Fontaine Araújo, o Conselho Nacional (Conter) e suas entidades nos estados também aderiram a campanha e promovem conversas com técnicos da Radiologia e com pacientes. “É uma campanha que merece a atenção de todos, tanto da área médica como da sociedade. O combate à doença é prioridade máxima, principalmente, por meio da radiologia e suas técnicas, que é responsável por diagnosticar a doença, ajudando no direcionamento do tratamento em prol da vida”, ressaltou Fontaine Araújo.

Sintomas

O câncer é caracterizado por um tumor maligno que se forma no cérebro. E isso pode acontecer na forma primária da doença, quando a origem é no próprio cérebro ou em forma de metástase, quando a doença surge em outro órgão do corpo estendendo-se para região cerebral.

O diagnóstico, quando realizado de forma precoce, contribui muito com o tratamento. Para que isso seja possível, é necessário ficar atento aos sinais e sintomas, como convulsões, desmaios, tonturas, falta de equilíbrio, perda da visão, dores de cabeça, visão duplicada, gagueira ou perda da fala, dormência em pernas ou braços, confusão mental, esquecimentos, dificuldade ou incapacidade de engolir os alimentos, além de movimentos involuntários. Os sintomas variam de acordo com a região em que se encontra o tumor.

De acordo com o presidente do CRTR16, as opções de tratamento dependem do tamanho e da localização do tumor. “E ele pode ser realizado por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, sendo que a expectativa de cura, para tumores dessa natureza, passa necessariamente pela cirurgia. Por isso, a busca por informações, conscientização e tratamento correto é fundamental. E por isso, o Maio Cinza é uma campanha que deve engajar a todos”, finalizou Fontaine Araújo.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.