Em inédita exposição colaborativa, os irmãos e artistas potiguares Flávio Freitas e Lídia Quaresma se unem na mostra “Os Irmãos”, que está em cartaz na galeria de artes do Colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire. Esta é a primeira vez que os irmãos realizam esse encontro artístico entre suas obras, criando um diálogo entre suas produções ao longo dos anos.
O projeto faz parte do programa de artes da escola, que anualmente realiza exposições com artistas locais convidados. A mostra apresenta olhares singulares sobre o Nordeste, conectando memória, identidade e imaginação. Entre as atividades realizadas pela escola para aprofundar a experiência dos alunos, estão ocorrendo visitas guiadas para análise e apreciação das obras.
“O contato direto com obras de arte e com os próprios artistas estimula a sensibilidade, a criatividade, o senso crítico e o respeito à diversidade cultural. A arte, nesse contexto, atua como um instrumento de mediação entre o aluno e o mundo, contribuindo para a construção de uma cidadania mais consciente, ética e participativa. Esse tipo de vivência também fortalece vínculos com a comunidade local e desperta o olhar para outras formas de expressão e conhecimento” explica a professora de artes e curadora da exposição, Estephany Bezerra.
A Exposição “Os Irmãos” é um convite a mergulhar no universo particular de cada artista e descobrir as histórias e inspirações que moldam suas criações. Lídia Quaresma retrata a essência do Nordeste, com paisagens, praias e feiras. Flávio Freitas explora memórias e vivências, trazendo em suas obras o litoral potiguar, a geometria da arquitetura e referências simbólicas que permeiam sua trajetória.
A mostra está disponível no CEI Romualdo Galvão entre o período de 14 de abril e 16 de maio. A unidade CEI Roberto Freire recebe a exposição a partir de 20 de maio e ficará até 20 de junho. A realização é de Celina Bezerra, com curadoria de Estephany Bezerra.