Além do debate, também houve apresentação do grupo Congos de Combate integrando a XIII Mostra Cultural Raízes na Escola Municipal Professor Leonel Cícero.
No último sábado (4), o Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte promoveu um importante debate sobre cinema no município de Janduís, durante a XIII Mostra Cultural Raízes. O evento ocorreu na Escola Municipal Professor Leonel Cícero com participação de Raildon Lucena, diretor do Festival Curta Caicó (Caicó/RN), ao lado do ator potiguar Robson Medeiros (Natal/RN), que integrou o elenco da série Cangaço Novo, da Amazon.
Criada em 2010 para celebrar o aniversário da Companhia Cultural Ciranduís — fundada em 21 de abril de 1993, em Janduís —, a Mostra Cultural Raízes é um movimento popular e solidário que se firma como espaço de troca de experiências, apresentações artísticas, rodas de conversa, oficinas e diversas manifestações culturais.
Berg Bezerra, membro da direção do Ciranduís, ressaltou o caráter diverso da programação: “A Mostra Raízes é importante por sua diversidade de linguagens. A gente traz o cinema, a música, a cultura popular, o teatro, a palhaçaria… E dentro desse contexto, o papel do Comitê Estadual de Cultura é fundamental, contribuindo com orientação, formação, apoio na captação de recursos e, sobretudo, com atividades que aproximam a arte da população. É um espaço de resistência e crescimento mútuo.”
O debate abordou o cinema potiguar, sua relação com outras artes, a ocupação de espaços por produções independentes e o fortalecimento de ações culturais no interior do estado. A atividade contou com a presença de artistas do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e da Argentina.
O ator Robson Medeiros celebrou o retorno à cidade natal e a participação no evento:
“Foi incrível poder voltar à minha terra e participar de uma mostra tão significativa como a Raízes. Vivemos momentos muito bonitos, com trocas importantes sobre cinema com artistas de diversos estados e até de outros países. É gratificante ver que a Companhia Ciranduís continua mantendo viva essa chama da arte em Janduís. Estou muito feliz por reencontrar pessoas queridas e sentir essa energia viva que pulsa na cultura daqui.”
Além do debate sobre cinema, o Comitê Estadual de Cultura do RN também promoveu apresentação do Congos de Combate, de São Gonçalo do Amarante, em uma verdadeira celebração da cultura afro-brasileira na Praça Santa Terezinha.
O coordenador estadual do Comitê, Rodrigo Bico, destacou a importância da parceria com a Ciranduís. “É uma alegria para nós, do Comitê Estadual de Cultura do RN, integrar a programação de um evento tão significativo. A Ciranduís é uma entidade com mais de 30 anos de história, que tem contribuído fortemente para o desenvolvimento da cultura potiguar, tanto por meio da luta por políticas públicas quanto pela produção artística. A Mostra Raízes celebra essa trajetória e nos orgulha compor essa agenda, promovendo um bate-papo sobre o papel do audiovisual no interior do RN, além da participação do grupo Congo de Combate, de São Gonçalo do Amarante, promovendo intercâmbio entre os grupos da cultura popular do estado.”
A XIII Mostra Cultural Raízes conta com o patrocínio da Lei Câmara Cascudo, da Fundação José Augusto, do Governo do Estado do RN, da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia. É realizada pela Companhia Ciranduís e pelo Instituto Potiguar de Cultura e Cidadania, com apoio do Comitê Estadual de Cultura do RN, Prefeitura de Janduís, Escola Municipal Professor Leonel Cícero e Telecab.
Foto: Ryedson Oliveira