Edit Template

Prefeitura de Tibau do Sul inicia obra de contenção nas falésias do Chapadão em Pipa

A Prefeitura de Tibau do Sul deu início à obra de contenção nas falésias do Chapadão, na Praia da Pipa, em maio de 2025. A intervenção ocorre após episódios graves entre 2023 e 2024, quando foram registrados acidentes fatais na região, acendendo um alerta sobre a segurança do local, que é um dos principais pontos turísticos do município.

Desde então, a gestão municipal informou que vinha realizando estudos em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e o Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de encontrar uma solução técnica que equilibrasse a segurança dos visitantes, a preservação ambiental e a atividade turística.7

A obra atual é uma intervenção inicial de contenção e sinalização, com o propósito de impedir a aproximação de turistas da borda da falésia. A estrutura, feita com madeira de eucalipto e corda náutica, está sendo instalada a uma distância segura da borda. O projeto abrange quatro pontos críticos, entre a Praia da Pipa e a comunidade de Sibaúma, cobrindo aproximadamente 900 metros de extensão. Também está prevista a instalação de placas de sinalização preventiva ao longo da área.

Confira a Nota da Prefeitura

“A Prefeitura de Tibau do Sul, após prévio entendimento com a Defesa Civil Estadual e o IDEMA, extraído de duas reuniões, realizadas com os referidos órgãos públicos, bem assim considerando sugestão do Ministério Público Federal, iniciou a implantação de cercas de proteção, em trechos considerados de alto risco na área do Chapadão, localizado na Praia da Pipa, como forma preventiva de evitar acidentes e ampliar a segurança de moradores e turistas que visitam o local.

Ao todo, serão 900 metros de cercamento, utilizando madeira de eucalipto e corda náutica, em uma estrutura que preserva a paisagem natural e não compromete a vista privilegiada da falésia. Além das cercas, placas de sinalização estão sendo instaladas para reforçar os alertas de perigo e promover a conscientização sobre os riscos da área.

A medida atende ao Decreto Municipal nº 008/2025, que declara situação de emergência no trecho, com base no relatório técnico da Defesa Civil e no permissivo legal previsto no art. 8o., da Lei Federal 12.608/2012. O documento aponta a necessidade de intervenção imediata para prevenção de acidentes, destacando o caráter emergencial da ação. para esclarecer se houve estudos técnicos e licenciamento ambiental para a execução da obra, mas até o fechamento desta matéria, não houve retorno.”

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.