Servidores públicos de Natal vão receber capacitação técnica no atendimento às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Mais um projeto de lei apresentado pelo vereador Tércio Tinoco e aprovado na Câmara Municipal foi sancionado pelo prefeito Paulinho Freire e agora é lei. “Evoluímos muito no debate e na conscientização sobre o autismo, mas o conhecimento ainda precisa ser mais difundido. Muitas vezes, por falta dele, as pessoas cometem capacitismo – que é o preconceito contra pessoas com deficiência; ou deixam de prestar um bom serviço a uma pessoa com autismo”, diz o vereador.
O Programa “Servidor Amigo do Autista” chega para mudar essa realidade. Os servidores municipais serão treinados com o objetivo de, primeiro, aprender a identificar a pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista. Com o aprendizado de técnicas específicas, eles vão poder interagir com a pessoa autista, promovendo assim a garantia da inclusão social, dos direitos e da cidadania desse público. “A prefeitura vai poder estabelecer convênios e parcerias com órgãos e entidades, públicas ou privadas, especializadas no atendimento à pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. E nosso mandato vai acompanhar de perto para ajudar na plena execução da lei”, afirma Tércio.
A capacitação será oferecida aos servidores de todos os órgãos do município, e a Guarda Municipal vai receber uma formação específica para atuação junto às pessoas com TEA.