O projeto de extensão Laboratório para criação coletiva de obras – Fértil está com inscrições abertas até a próxima terça-feira, dia 23 de abril. A iniciativa é coordenada pela artista visual, jornalista e pesquisadora Mariana do Vale, docente do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Deart/UFRN). Promovendo o engajamento direto dos participantes no processo de criação artística em 15 obras, o evento destina oito vagas para discentes da Universidade e oito para o público externo. Os interessados devem enviar portfólio para o e-mail da professora.
A ação tem como objetivo a aproximação dos envolvidos em diferentes atividades inerentes às exposições de arte, proporcionando para os inscritos experiências e aprendizados na criação das peças, de forma coletiva. Além de envolver os participantes nos diferentes momentos da concepção e realização das obras, das discussões à montagem, com uma prática artística guiada.
Fruto da pesquisa de doutorado da pesquisadora, o laboratório irá proporcionar uma imersão nos temas da reprodução assistida e da maternidade lésbica no contexto da arte contemporânea. Para a artista, o momento também será para compartilhar com os discentes e participantes questões sobre áreas da sua pesquisa pelo âmbito das “discussões tecidas durante o doutoramento que, por natureza, costuma ser muito solitário”.
A prática irá possibilitar, ainda, por meio da aprovação no edital de ocupação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), que as obras produzidas coletivamente ao longo do projeto sejam expostas no espaço. A mostra será inaugurada no dia 22 de maio e ficará aberta à visitação até 20 de junho.
É a primeira vez que Mariana do Vale trabalha com a estratégia participativa na composição de obras para uma exposição, e também é a sua primeira vez no NAC. “Esse equipamento cultural é de extrema importância não só artística como também pedagógica”, defende.
Os encontros do projeto começam na quarta-feira, dia 23 de abril, no Ateliê de Gravura do Deart.