O Instituto do Envelhecer (IEN) da UFRN realizou na manhã da última quarta-feira, 16, a primeira ação do projeto de extensão Articulando Ações. A atividade aconteceu para cerca de 50 idosos do Centro de Convivência para Pessoas Idosas Marly Sarney, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em Natal.
Conduzida pela psicóloga Tércia Vieira, juntamente com a equipe do IEN, a atividade intitulada Se redescobrindo a partir das memórias contou com a realização de uma roda de conversa, com vistas a estimular a memória, a atenção, a concentração, a percepção, a visualização e a imaginação das pessoas idosas presentes, além de promover a integração e o fortalecimento dos vínculos entre os participantes.
Integrando as atividades da ação, foi utilizado o Jogo Revivendo Memórias, desenvolvido no IEN para a realização de atividades psicoeducativas com pessoas em processo de envelhecimento e/ou idosas. O Jogo tem como proposta estimular recordações de momentos vivenciados pelos participantes, por meio da exposição de imagens presentes nas cartas.
A partir das emoções evocadas, a psicóloga conduziu a roda de conversa, incentivando a troca de experiências, esclarecendo dúvidas, comentando os sentimentos manifestados e promovendo um espaço acolhedor de escuta ativa e expressão emocional.