O Banco do Nordeste Cultural Mossoró segue sua itinerância, ocupando espaços culturais de parceiros na cidade, enquanto o palco definitivo, o Teatro Lauro Monte Filho, segue em fase de licitação para reforma. Nesse fim de semana, as atrações se apresentam no Memorial da Resistência, com música na sexta-feira, 18, e teatro no sábado, 19. Destaque para o cantor, violonista e percussionista paulistano, Renato Braz.
A programação começa às 18h30 com o show “Caio Padilha Mambembe”. O ator, compositor e músico rabequeiro fluminense, com 15 anos de carreira no Brasil e no exterior, é autor de uma trilogia musical onde explora a versatilidade do instrumento que tem a cara do Nordeste. “Rabecas e Arribaçãs”, “Violas e Veredas” e “Acordeons e Candeeiros” estão disponíveis em todas as plataformas digitais. Com duração de uma hora, o show resgata músicas da trilogia e de outros trabalhos do artista.
O cantor e compositor paulistano, Renato Braz, completa a programação musical da noite com o show Cantos e Encontros. Com carreira reconhecida no Brasil e no exterior, o artista capricha no repertório, intercalando sucessos de nomes consagrados da MPB, como Edu Lobo, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso e Milton Nascimento, com composições próprias. Um show intimista e que tem tudo para emocionar o público mossoroense.
No sábado, o Memorial da Resistência será palco para o espetáculo “Ê Rei, da Cia Rascunho de Teatro, de Mossoró. A peça é uma adaptação livre do cordel “Os animais têm razão”, do poeta mossoroense Antonio Francisco. Com a utilização da técnica do teatro de bonecos, os bichos ajudam o bobo da corte a traçar um plano para fazer o governante de um vilarejo remoto mudar de ideia sobre a exploração irresponsável da natureza. Assim, a Cia Rascunho aborda temas relacionados ao poder, liderança e à complexidade das relações humanas.
A consultora do Banco do Nordeste Cultural Mossoró Mical Martins define como “extremamente positiva” a ocupação do Memorial da Resistência com a programação do mês de abril. “Estamos proporcionando uma experiência diferente para o público e oferecendo um espaço mais estruturado para os artistas. Temos percebido um maior afluxo de pessoas, até pela proximidade com a Praça da Convivência. Certamente, teremos duas boas noites culturais nesse fim de semana. Lembrando que nossas programações têm classificação livre e são gratuitas”, reforça.
SERVIÇO:
Dia 18, sexta-feira
18h30 – Caio Padilha Mambembe (RJ)
19h40 – Renato Braz (SP)
Dia 19, sábado
18h30 – Ê Rei / Cia Rascunho de Teatro (RN)
Local: Memorial da Resistência, Mossoró-RN