Artista visual participa em Paris do projeto “Les Amazones”que reúne mulheres atuantes na arte urbana
A artista visual potiguar Sayonara Pinheiro é uma das protagonistas do projeto francês Les Amazones, iniciativa que reúne exclusivamente mulheres atuantes na arte urbana. A nova edição do projeto acontece no Fluctuart, renomado centro de arte urbana contemporânea de Paris, localizado em um barco ancorado no Rio Sena, ao lado da Torre Eiffel — uma área considerada patrimônio cultural e artístico da humanidade.
Neste ano, o Fluctuart, em parceria com a Prefeitura de Paris, escolheu como tema central de suas atividades de verão as “Praias do Brasil”. Para dar vida a esse universo, a artista foi convidada a desenvolver toda a identidade visual do espaço temático, além de expor obras de sua própria autoria.
A exposição — que ocorre de 14 de maio a outubro de 2025 — contará com instalações artísticas, performances sonoras e visuais, e a participação de mais quatro artistas brasileiras. Sayonara integra a comitiva criativa com obras de sua pesquisa artística arte e natureza, trazendo elementos como fibras naturais, folhas de bananeira, pássaros, peixes e flores artesanais. A curadoria é de Agathae Montecinos e o projeto é realizado com o apoio da associação Pixo, do Fluctuart e da Terrart Engenharia Cultural.
Parte dos materiais foi produzida por rendeiras e artesãos do Rio Grande do Norte, como das cidades de Jardim de Piranhas, São Gonçalo do Amarante e \Vila de Ponta Negra, numa fusão entre arte contemporânea e ancestralidade.
Instalação sonora
Um dos destaques será sua participação na Nuit Blanche — a famosa “noite clara” de Paris — onde apresentará uma instalação sonora feita a partir da captação das vibrações de plantas. A artista também compartilha essa experiência com nnnNnnn um multiartista visual natalense e Kashink artista francesa.
A programação se estende para além do barco do Fluctuart, integrando também atividades no Petit Palais, Grand Palais e na icônica Champs-Élysées, onde um grande carnaval de rua encerrará as celebrações culturais. O encerramento será justamente na “praia brasileira” montada no cais do Fluctuart, tornando o espaço um dos pontos mais vibrantes da capital francesa no verão europeu.
O projeto conta com apoio institucional da Prefeitura de Paris, do Fluctuart e Nicolas Laugero, um dos maiores colecionadores de arte urbana da Europa — e grande incentivador do trabalho de Sayonara, a quem já acompanha desde edições anteriores do Les Amazones.