Edit Template

Projeto Jovens Pianistas promove formação musical de crianças e adolescentes na EMUFRN

Escola de Música (EMUFRN) iniciou a edição 2025.1 do projeto de extensão Jovens Pianistas. A iniciativa, que segue até julho, oferece formação musical em piano para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, com foco no repertório erudito e na construção de uma base técnica e artística sólida.

Coordenado pelo professor Tarcísio Gomes Filho, o projeto realiza aulas individuais semanais na Sala A da EMUFRN, com acompanhamento de pais ou responsáveis. “As famílias participam intensamente do processo, acompanhando cada etapa da formação. Esse vínculo gera um ambiente colaborativo e fortalece a proposta pedagógica do projeto”, comenta o professor Tarcísio.

Mais do que desenvolver habilidades técnicas, o Jovens Pianistas busca despertar nos participantes a percepção musical, a criatividade e a expressão artística. A metodologia do projeto é baseada em dois pilares da pedagogia musical: o modelo C(L)A(S)P, de Keith Swanwick, e a Teoria da Audiação, de Edwin E. Gordon. O primeiro propõe um ensino equilibrado entre prática, apreciação e criação musical, enquanto o segundo defende que aprender música passa por desenvolver a capacidade de “ouvir com a mente”, que refere-se a compreender internamente o som antes de executá-lo.

Criado em 2011, o projeto tem alcançado resultados significativos, destacou o professor, ao refletir sobre os principais avanços obtidos ao longo dos anos. Entre os principais destaques, estão dois ex-alunos atualmente cursando pós-graduação em música na UFRN e o outro em uma instituição potiguar. Além disso, dois participantes seguem carreira docente em escolas privadas, enquanto outros ingressaram ou concluíram o curso técnico em música na própria UFRN. Um dos alunos também participou de um intercâmbio internacional, demonstrando o alcance e a relevância das experiências proporcionadas pelo projeto.

“Nosso objetivo é preparar jovens para atuar profissionalmente na música, com disciplina e envolvimento com o repertório clássico. Não se trata de um curso de lazer, mas de formação continuada”, destaca o coordenador Tarcísio Gomes Filho. Foto: Jovens Pianistas/ Sigaa

Todas as vagas estão preenchidas no momento. No entanto, o projeto segue ativo com recitais públicos e aulas especiais, que fortalecem a integração entre estudantes, famílias e a comunidade universitária. Os recitais ocorrem semestralmente e são divulgados no site da EMUFRN.

Mais informações sobre o projeto e sobre a abertura de novas vagas podem ser encontradas na página oficial no Instagram da EMUFRN. 

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.