Resgatando a memória das benzedeiras nordestinas e dando visibilidade à medicina natural, o Grupo Estação de Teatro apresentou neste final de semana o espetáculo “Candeia” em Natal. A apresentação foi gratuita nos bairros da Vila de Ponta Negra e Nossa Senhora da Apresentação.
Com pesquisa iniciada durante a pandemia e apoiada pela Lei Aldir Blanc, Candeia propõe um resgate da herança cultural nordestina, celebrando a conexão com a natureza, a medicina das ervas e as relações familiares. O espetáculo exalta a simplicidade da vida, abordando temas como amizade, espiritualidade, acolhimento e esperança.
Estreado em setembro de 2021, em Natal (RN), Candeia é dirigido por Titina Medeiros e possui dramaturgia de Cléo Araújo. A trama acompanha as personagens Carmelita, Formosa, Arlinda e Queiliane, quatro mulheres idosas que recebem o público em seu quintal, proporcionando momentos de cura com ervas frescas e incenso. Elas são benzedeiras, doceiras, bordadeiras e artistas que, por meio de suas práticas, evocam memórias afetivas de mães e avós, criando um ambiente acolhedor e cheio de afeto.
O grupo está em circulação do espetáculo pelo Rio Grande do Norte e já passou por Jardim do Seridó e Acari. Haverá uma segunda etapa da circulação que irá passar pelos municípios de Macaíba, São Gonçalo e Canguaretama. As datas ainda estão sendo definidas e serão divulgadas através do perfil do grupo no Instagram: @grupoestacaodeteatro e @candeia.teatro.
A Circulação Candeia pelo RN é uma realização do Grupo Estação de Teatro, da FUNARTE, Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal, viabilizada por emenda parlamentar do Deputado Federal Fernando Mineiro e pelo mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio. A produção é da TAYÓ Produções e DALE! Produções Culturais.