Edit Template

Pesquisa do Huol-UFRN recruta voluntários para estudo de novo medicamento contra a depressão

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN/Ebserh) está recrutando voluntários para um estudo que investiga um novo medicamento que poderá auxiliar no tratamento da depressão. O estudo também avaliará a eficácia e a segurança desse medicamento como complemento aos antidepressivos em adultos e idosos com Transtorno Depressivo Maior.

O psiquiatra Emerson Arcoverde Nunes é um dos responsáveis pelo estudo, e o anestesista Wallace Andrino da Silva coordena a pesquisa. “O objetivo é testar uma nova medicação para o tratamento de depressão com sintomas de insônia”, argumentou Emerson.

Segundo ele, a previsão é realizar o estudo pelo período de dois anos, sendo que possuem 12 meses para recrutar os pacientes. Para participar, é necessário atender a alguns critérios, entre eles: ter idade entre 18 e 74 anos; ter sido diagnosticado(a) com depressão moderada a greve; já ter utilizado antidepressivo, mas com resposta inadequada; sabe ler e escrever. Outros critérios de elegibilidade serão avaliados pelo pesquisador ou pelo centro de pesquisa.

Os principais critérios de exclusão são: histórico recente (últimos 3 meses) ou sinais atuais de doenças graves, como problemas cardíacos, respiratórios, gastrointestinais, neurológicos, entre outros; Diabetes tipo 1 ou tipo 2 não controlado; problemas na tireoide (hipotireoidismo ou hipertireoidismo não tratados); doenças que afetam os hormônios do estresse, como doença de Cushing e doença de Addison.

Segundo Emerson, os participantes receberão inicialmente o medicamento em estudo por até 16 semanas. Após esse período, poderão receber o próprio medicamento em estudo ou um placebo (substância sem efeito ativo) durante o restante da pesquisa.

“O paciente será acompanhado regularmente com o acréscimo do medicamento novo ao seu esquema atual de tratamento, já que essa medicação será utilizada em associação com a medicação antidepressivo já em uso”, explicou Emerson.

Os voluntários qualificados terão acesso ao acompanhamento médico necessário para a pesquisa e ao medicamento em estudo sem nenhum custo. No entanto, a pesquisa não cobrirá outros cuidados médicos ou medicamentos atualmente utilizados na rotina diária de saúde. “Queremos oportunizar a melhora da depressão e da insônia”, conclui.

Para outras informações, entre em contato com o centro de pesquisa pelos números: (84)99670-8676 – WhatsApp (84)3092-3635 / 3634 ou pelo e-mail: cpc.huol-ufrn@ebserh.gov.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Redação: Danielle Morais

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.