Edit Template

Cartazes do cinema cubano são destaque em exposição do NAC/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, até 11 de abril, a exposição 51×76: o sonho sob medida dos cartazes cubanos para o cinema latino-americano. O evento acontece na galeria do Núcleo de Arte e Cultura (NAC). A entrada é gratuita. Interessados podem visitar a mostra de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A iniciativa busca apresentar ao público norte-rio-grandense a expressividade das artes gráficas produzidas pelo Instituto Cubano de Industria y Artes Cinematográficos (Icaic). Objetiva, ainda, contextualizar a relevância existente no cenário do Nuevo Cine Latinoamericano, movimento reconhecido como patrimônio cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A curadoria da exposição é conduzida pelo professor Sebastião Guilherme Albano, do Departamento de Comunicação (Decom/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM). A mostra é organizada em quatro estações temáticas. 

Na entrada, os visitantes são recepcionados por três cartazes originais do Icaic, produzidos em serigrafia, que exemplificam o estilo singular adotado pelo instituto caracterizado por um design poético e experimental. Em seguida, duas projeções audiovisuais ampliam a experiência: um fragmento do filme Retorno a Baracoa (1966), do cineasta cubano Nicolás Guillén Landrián, e o curta-metragem Alumínio barroco à deriva (2025), de Sebastião Guilherme Albano, que explora temáticas como identidade, colonialismo e extrativismo cultural na história cubana.

A terceira estação exibe dez metarreproduções de cartazes clássicos do cinema latino-americano, originalmente concebidos pelo Icaic, estabelecendo diálogo com a pop art internacional. A ação se encerra com a quarta estação, onde uma cadeira Butterfly (1938), característica da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV), é posicionada em meio aos cartazes, remetendo à relação entre cinema, espaço e espectador.

A exposição conta com o apoio institucional do PPGEM, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG/UFRN), do Decom, da Cinemateca de Cuba e do Icaic.

Além da mostra, a professora cubana Sara Vega Miche, especialista em cinema e artes gráficas do Icaic e da Cinemateca de Cuba, estará na UFRN nos dias 8, 9 e 10 de abril. A pesquisadora fará uma série de palestras e debates que serão divulgados em breve no perfil da Universidade no Instagram.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.