Edit Template

Festa de São Sebastião de Caraúbas (RN) movimentou mais de R$ 32 milhões em 2025

Resultados da pesquisa do Instituto Fecomércio RN apontam otimismo entre empresários e fortalecimento do setor comercial e de serviços

A 18ª Festa de São Sebastião, tradicional evento de Caraúbas (RN), movimentou R$ 32 milhões em 2025, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC). Além disso, para 86% dos empresários ouvidos pela pesquisa, o evento – que reúne manifestações religiosas, culturais e turísticas – traz impacto positivo para os negócios, reforçando o papel estratégico da festa no dinamismo econômico local.

Os números foram apresentados na quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Caraúbas, a representantes da Prefeitura, pela equipe da Diretoria de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN. Além dos resultados financeiros, o levantamento aponta que a festa não só impulsiona as vendas, mas também contribui para a geração de emprego, com 36% dos empresários tendo contratado profissionais temporários para atender ao pico de demanda.

Outro ponto de destaque é o elevado índice de satisfação, com a nota média atribuída ao evento de 9,21, reforçando a percepção positiva sobre o desempenho dos negócios durante a celebração.

“Diante da relevância da Festa de São Sebastião, a Fecomércio RN realizou esta pesquisa para compreender o perfil dos participantes, contribuindo para o planejamento de ações estratégicas que fortaleçam o comércio, a cultura e o turismo do município”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Alto índice de visitantes aponta para potencial de desenvolvimento do turismo

A pesquisa também analisou o perfil dos participantes. Um dos destaques é que, do ponto de vista turístico, os resultados revelam que 59,9% dos participantes são visitantes ou turistas, enquanto 40,1% são moradores locais.

“Essa dinâmica potencializa o fluxo de consumidores e amplia o alcance do evento para além dos limites do município, contribuindo para o fortalecimento do setor de turismo e comércio na região”, explica o diretor de Inovação e Competitividade, Luciano Kleiber, que apresentou os dados.

Ainda segundo análise do IFC, a alta proporção de visitantes ou turistas sugere que o evento possui um alcance que transcende os limites municipais, atraindo pessoas motivadas tanto pelo aspecto religioso quanto pelas atividades culturais e de lazer oferecidas. Além disso, o fluxo de visitantes gera impacto direto no setor de Comércio e Serviços, movimentando hospedagens, restaurantes e outros negócios locais.

Para acessar os relatórios completos da pesquisa, acesse: fecomerciorn.com.br/pesquisas

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.