Edit Template

Ceará-Mirim pode ganhar sua primeira Santa: Conheça a história da Irmã Maria José

O Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, em comunhão com a Arquidiocese de Natal, realizaram na ultima sexta-feira (14), a abertura Oficial da Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Irmã Maria José, um marco importante na história da fé e devoção no Rio Grande do Norte.

O evento contou com uma programação especial que incluiu a Sessão de Abertura do Inquérito Arquidiocesano, no Auditório do Colégio de Santa Águeda, e em seguida uma Celebração Eucarística no Santuário da Imaculada Conceição. A cerimônia presidida por Dom João Santos Cardoso, Arcebispo Metropolitano de Natal, contou com a presença de autoridades religiosas, fiéis e devotos da Serva de Deus Irmã Maria José.

Quem é a Irmã Maria José?

Maria José Bezerra de Melo nasceu no dia 5 de outubro de 1874, na comunidade Cacimba de Dentro, município de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas. De acordo com pesquisas do historiador cearamirinense, Gerinaldo Moura, Maria José, então, com 21 anos, foi para o município de Bom Conselho,
em Pernambuco, onde entrou no colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho, administrado pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. Após anos convivendo com as religiosas, fez seus votos perpétuos, em 7 de junho de 1908, aos 34 anos.

A freira teve seu primeiro contato com Ceará-Mirim – RN, no ano de 1937, quando foi enviada para fazer parte da primeira comunidade do recém-fundado Colégio de Santa Águeda. No entanto, só se mudou em definitivo para a cidade em 1952, quando já tinha 78 anos, após trabalhar na fundação de escolas em Natal e em Nova Cruz.

Irmã Maria José morreu no dia 14 de janeiro de 1970, aos 96 anos. Seu corpo foi inicialmente sepultado no cemitério Santa Águeda, em Ceará-Mirim, e, anos mais tarde, transferido para a igreja matriz da cidade, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O altar onde Irmã Maria José está sepultada fica no corredor esquerdo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. No local, fotos, flores e outros objetos são deixados por fiéis que afirmam ter alcançado graças por intermédio da ‘Santa de Ceará-Mirim’.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.