O Bloco Transfolia está confirmado na programação do Polo do Centro Histórico e chega ao seu terceiro ano consolidado como um importante espaço de celebração, resistência e visibilidade para a comunidade LGBTQIAPN+ no Carnaval de Natal. A iniciativa fortalece o público e os artistas, promovendo a diversidade, o respeito e o combate ao preconceito. O Transfolia conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal.
Criado com o objetivo de unir a energia das festanças carnavalescas às lutas por direitos e igualdade da comunidade LGBTQIAPN+, o bloco já trouxe grandes atrações nacionais como: MC Soffia, Potyguara Bardo, Almério e Bixarte. A cada edição é apresentada a Majestade do Bloco, onde um nome importante e com trajetória reconhecida pela comunidade trans no RN é escolhido. Em 2023 Jacqueline Brasil foi a pioneira em receber o título, em 2024 a cantora trans e cabeleireira Elba foi a escolhida. Em breve o nome da edição de 2025 será divulgado pela diretoria do Bloco.
A cantora e diretora do Bloco, Vic Kabulosa, uma das atrações confirmadas para esta edição, destaca a importância da presença de representatividades trans no Carnaval de Natal. Para ela, essa conquista é resultado de uma longa história de luta pela abertura de espaços para artistas e público LGBTQIAPN+.
Um Carnaval de Inclusão e Conscientização O Bloco Transfolia torna o Carnaval ainda mais alegre, colorido e representativo. Misturando festa e conscientização política, o evento cria um ambiente acolhedor e seguro, onde a comunidade em sua mais diversa pluralidade pode celebrar sem medo de preconceito ou assédio.
.Como um dos pioneiros a levar no estandarte as pautas e as cores da luta LGBTQIAPN+ no estado, o Transfolia foi fundado pelo produtor Marcelo Veni, em parceria com as cantoras trans Ale Du Black e Vic Kabulosa. Desde então, tem desempenhado um papel essencial na promoção da inclusão no Carnaval potiguar.
Uma das novidades do Bloco para o ano de 2025 é o 1º Concurso TransFolia de Danças Carnavalescas para artistas LGBTQIAPN+ que acontecerá dentro da programação, trazendo uma oportunidade inédita de reconhecimento e visibilidade para dançarinos, bailarinos e artistas LGBTQIAPN+ do estado, o concurso premiará os talentos que melhor representarem a energia e a expressão cultural do Carnaval nos mais diferentes estilos e coreografias. O 1º Lugar receberá um pix de R$ 300,00 e o 2º Lugar um pix de 200,00. O concurso tem o apoio da Fundação José Augusto. As inscrições serão feitas no mesmo dia das 18h às 19h, e cada candidata(o) deverá levar o pen drive com a música a ser apresentada. O júri será formado por 03 personalidades LGBTs com atuação no carnaval da cidade.
Line-up Transfolia 2025 – Polo Centro Histórico
Início da Programação: 18h
- Jennify C. convida Caxistranha
- DJ Zittur convida DJ La Promo
- 1º Concurso TransFolia de Danças Carnavalescas
- Vic Kabulosa convida Elias d´Castro
- Majestade 2025
- Ale Du Black convida Geisla Blanco
- Taj Ma House convida Sun Clláire