O Bloco Rabo do Elefante promete movimentar Baía Formosa neste sábado (15) com uma programação multicultural que une tradição e alegria. Pela primeira vez, o bloco levará às ruas uma bateria de escola de samba, além de um grupo de toré, DJ, ala-ursas, perna de pau e outras atrações. A concentração começa às 16h, em frente ao Ponto de Cultura Casa Formosa, na Rua Nova. Essa é a terceira edição do projeto.
Neste ano, as integrantes da Associação Casa Formosa, responsáveis pela organização do Bloco Lírico-Musical Carnavalesco Rabo do Elefante, optaram por um ritmo genuinamente brasileiro para embalar o arrastão: o samba! A animação ficará por conta da Bateria da Escola de Samba Pura Explosão, de João Pessoa, que estará conectada ao som de um paredão.
Multiculturalidade – A festa começa já na concentração! Às 16h, o esquenta será comandado pela DJ Claudinha Summer, tocando muito frevo e axé. Em seguida, a abertura oficial será marcada por um ritual dos povos indígenas potiguaras da Baía da Traição(PB), com o Grupo de Toré, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Azevedo. A apresentação traz a tradição da dança ritualística indígena, que mistura música, brincadeiras e religiosidade.
Na sequência, é a vez do hino oficial do bloco, que será entoado pelo carnavalesco, cantor e compositor Mestre Fuba, autor da canção. E então, a cidade será tomada pelo ritmo do samba, com a Bateria Pura Explosão e o paredão de Shirleno, arrastando os foliões pelas principais ruas do centro.
Após o percurso com a bateria, a festa continua em frente ao Ponto de Cultura Casa Formosa, com DJ Claudinha Summer animando os foliões até as 22h. Uma prova do impacto turístico do projeto é o aumento da taxa de ocupação das pousadas da cidade. Luanda Prado, gerente da Pousada Recanto do Sol, confirma o sucesso da prévia carnavalesca:
O Bloco Lírico-Musical Carnavalesco Rabo do Elefante tem apoio por meio de recursos provenientes do edital n° 06/2024 de Fomento Cultural da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Baía Formosa/RN, em parceria com o PNAB/Ministério da Cultura/Lei 14.399/22.
Por que Rabo do Elefante?
Uma curiosidade geográfica: o nome do bloco faz referência à localização de Baía Formosa no mapa do Rio Grande do Norte, que tem o formato de um elefante. A cidade está situada exatamente no “rabinho” do elefante, daí o nome do bloco!
PROGRAMAÇÃO
BLOCO RABO DO ELEFANTE
Sábado – 15 de fevereiro
Concentração: 16h
Local: Em frente ao Ponto de Cultura Casa Formosa, na Rua Nova
Baía Formosa / RN
16h00 – Esquenta dos foliões com DJ Claudinha Summer
16h30 – Grupo Toré Azevedo (Escola Antônio Azevedo – Indígenas da Baía da Traição/PB)
17h00 – Abertura oficial com Mestre Fuba cantando o hino do bloco
18h00 – Arrastão com a Bateria da Escola de Samba Pura Explosão e o paredão de Shirleno
20h00 – Encerramento com DJ Claudinha Summer, em frente ao Ponto de Cultura Casa Formosa