A Strategi, empresa associada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), em parceria com o Sebrae-RN, desenvolveu um chatbot de Inteligência Artificial para WhatsApp, que facilita o atendimento, registra transações em tempo real e melhora o controle financeiro dos artesãos. A tecnologia foi utilizada pela primeira vez na 30ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que ocorreu de 24 de janeiro a 2 de fevereiro.
Desenvolvida pelo IALab – Laboratório de Inteligência Artificial do Sebrae-RN –, a ferramenta permite cadastrar e consultar vendas através da integração com um banco de dados, além de automatizar as interações no WhatsApp, respondendo dúvidas dos clientes e registrando transações instantaneamente, tornando o processo de venda mais eficiente.
Gabriel Guimarães, diretor de tecnologia da Strategi, explicou que o objetivo foi criar uma solução simples e acessível para auxiliar os artesãos durante as feiras e eventos. “Usamos Inteligência Artificial aprimorada como ferramenta para auxiliar nas vendas. Ao longo da feira, o artesão pode registrar tudo o que comercializa com uma simples mensagem de texto, e, no decorrer do evento, ele terá acesso a informações estratégicas que poderão auxiliá-lo”, explica Gabriel.
A ceramista Rafaella Leite, que utilizou o chatbot, aponta que a ferramenta foi útil para o registro das vendas ao final da feira. “Tive algumas dificuldades iniciais devido ao processo de adaptação à ferramenta. No entanto, ao final do evento, a etapa de registro das apurações funcionou bem. Ter esse compilado com o auxílio da IA será muito importante e até mesmo estratégico”, relata.
Maezia Teodora, gestora da Economia Criativa do Sebrae-RN, afirmou que a criação da solução surgiu da necessidade de otimizar o controle de vendas dos artesãos e que há planos de expandir as funcionalidades para eventos futuros.
“Ao ter acesso aos dados, orientamos os artesãos sobre como melhorar ou potencializar as vendas. Com isso, eles ganham mais tempo para se dedicar à sua arte, utilizando a tecnologia para atendimento e gestão das transações”, explica Maezia Teodora.
Entre os benefícios para os empreendedores estão o atendimento ininterrupto aos clientes, a automatização do registro de vendas e a integração de respostas automáticas no atendimento.
Embora chatbots para WhatsApp já sejam comuns, essa solução se destaca pela personalização para os artesãos. A integração com sistemas de gestão de vendas torna a tecnologia mais acessível e eficiente para esse público.
Carlos von Sohsten, gestor do IALab, destacou a aceitação positiva da tecnologia pelos artesãos. “É uma inteligência artificial acessível às mãos do artesão, demonstrando que a IA pode ser usada de forma simples, mesmo por aqueles que não têm tanta familiaridade com tecnologia. Agora, o próximo passo é seguir aperfeiçoando a ferramenta continuamente”, afirmou.
*Com informações da Agência Sebrae de Notícias