O coletivo Casa de Zoé apresenta o espetáculo “Sinapse Darwin” em nova temporada em Natal nos dias 8 e 9 de fevereiro, às 19h, no Complexo Cultural RAMPA. A entrada é gratuita. Inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin, a peça remonta sua história de forma inusitada. A linha narrativa, desobediente ao tempo e à geografia, se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Espelhados pela memória e requisitando a imaginação, fatos icônicos como nascimento, formação e jornada vão gradualmente revelando, ou construindo, os alicerces das teorias contidas em “A Origem das Espécies”.
A história de Darwin chama atenção por sua disposição a diferentes geografias, pelo respeito e admiração às diversidades étnicas, e pela perspicácia em estabelecer os princípios científicos para sustentação de suas afirmações. Darwin não foi o primeiro a dizer que a vida na terra é derivada de uma longa e diversa cadeia evolutiva. Além do filósofo muçulmano Al-Jahiz, há mil anos, o próprio avô de Darwin, Erasmus, já alertava sobre esse processo.
Sinapse Darwin tem patrocínio, através da Lei de Incentivoà Cultura Rouanet, do Grupo Marquise e Marquise Ambiental. Produção Dale Produções. Realização Casa de Zoé, Bobox Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Antes da apresentação do espetáculo Sinapse Darwin, às 18h30, haverá a exibição do Projeto “O Presente de Cecília”, que inspira a nova geração a cuidar do planeta via uma jornada transmídia. O público poderá conferir a exibição do filme “O Presente de Cecília”, produzido pela House Cultura e um emocionante projeto da Marquise Ambiental, que nasceu no programa Ecocidadão, incentivando práticas sustentáveis e o descarte correto de resíduos sólidos.
Foto: Thercles Silva