O Bloco Kaieira, um dos maiores símbolos da cultura carnavalesca de Almino Afonso, RN, comemora quatro décadas de renascimento com um resgate histórico emocionante. Fundado em 1983 por seis universitários da residência universitária em Natal — Abel Filho, Jacob Fernandes, Waldenio Amorim, Bernardo Amorim, Aparecida Paiva e Verônica Amorim —, o bloco surgiu de encontros regados a sonhos e paixão pelo carnaval. Inspirados pelas escolas de samba do Rio de Janeiro, eles criaram um movimento que marcou gerações.
Naquela época, o Bloco Kaieira desfilava pelas ruas com mais de 200 foliões. Músicos, animadores e amantes da folia se uniam em fantasias confeccionadas pela talentosa Tivinha (in memória), idealizada por Zé de Belizo e Tchesca(in memorian) e Rita Amaral. Apesar das dificuldades, como a falta de materiais sofisticados: paetês e purpurinas… tudo era produzido artesanalmente, com criatividade e determinação.
O desfile era também palco de rivalidades saudáveis: os blocos Kaieira e Ki-Kachaça disputavam o carinho do público. Enquanto o Ki-Kachaça impressionava com a qualidade da sua bateria, o Kaieira conquistava corações com sua ousadia, brilho e inovação e alegria
Após o hiato entre as décadas, e numa saudosa conversa entre Gabriel Terceiro e Rejany Jales, em 2024 decidiram botar o bloco na rua. Sob a liderança de Gabriel o Bloco Kaieira que retorna com força total e foco para resgatar o espírito multicultural do carnaval de Almino Afonso. Nos últimos dois anos, o grupo de amigos tem se dedicado à revitalização do bloco, enfrentando desafios como a escassez de apoios culturais oficiais. Mas em 2024 deu a virada de chave, que só foi possível com um trabalho coletivo, resultando em um grande sucesso nas ruas de Almino Afonso.
De acordo com Gabriel a edição deste ano promete ser inesquecível, com figurinos renovados, novas alas, com homenagens aos muitos desfiles do Kaieira, cores, brilho e glamour na avenida. Alem de uma bateria vibrante, sem esquecer do importante apoio dos amigos e patrocinadores.
O bloco Kaieira é uma paixão e hoje integra três gerações.
As camisetas de acesso ao Bloco Kaieira estarão à venda a partir da primeira semana de fevereiro e serão limitadas. Prepare-se para fazer parte desta história e celebrar o carnaval com brilho e tradição.
Serviço Carnaval
Bloco de Rua Kaieira
Quando: 04/03
Venda de camisetas: A partir de 10/02
Valor: R$ 40
Vendas: (84) 9.9119-3138 / (84) 9.9817-9021 / (84) 9.9910-056
Fotos: Bloco Kaieira