Os Escoteiros do Brasil, através da Região Escoteira do Rio Grande do Norte, promoveu de quinta até domingo (26) a primeira edição do Acampa Nordeste, um acampamento escoteiro que acontecerá no Mardunas Hotel & Eventos, em Nísia Floresta (RN).
O Acampa Nordeste teve como tema “viajando pelo Nordeste” e reuniu mais de mil jovens de todo o Nordeste, com idades entre 6 a 21 anos e mais de 300 adultos voluntários. O Acampa Nordeste tem como proposta educativa a valorização do desenvolvimento dos jovens, através de ambientes de aprendizagem mútua, experiências que estimulem as habilidades, fazendo com que conheçam mais sobre a cultura dos estados participantes e tenham vivências transformadoras.
Os adultos voluntários desempenham papel fundamental para que seja possível ofertar à crianças, adolescentes e jovens, oportunidades de vivenciarem com qualidade e segurança a proposta educativa do Movimento Escoteiro.
A Escoteiros do Brasil, fundado em 4 de novembro de 1924, é uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que praticam o Escotismo no Brasil. Os Escoteiros do Brasil é a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, sendo titular desse registro internacional desde sua fundação, o movimento conta com mais de 50 milhões de associados no mundo.
A associação centenária é responsável por dirigir e acompanhar as práticas escoteiras nos Grupos Escoteiros, espalhadas em todo o território nacional. Atualmente, são mais de 90 mil associados no Brasil, presentes em mais de 700 municípios.
Considerado como um movimento de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como uma importante associação de contato com o ar livre, por proporcionar aos jovens o seu desenvolvimento pessoal em diferentes áreas, de forma sempre variada e atual, que vão ao encontro das necessidades das novas gerações.