Edit Template

FUNCARTE realiza reunião com blocos para planejamento do Carnaval da Redinha 2025

A secretária da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), Iracy Azevedo, recebeu nesta quinta-feira (16) representantes dos blocos tradicionais de carnaval do bairro da Redinha, Zona Norte de Natal. O encontro realizado na sede da FUNCARTE foi um importante momento de diálogo com os organizadores, reafirmando o compromisso da gestão municipal em valorizar a cultura popular e ouvir as demandas da população.

Reconhecido por sua tradição e forte identidade cultural, o carnaval da Redinha é protagonizado por blocos que arrastam gerações de foliões, como a Banda do Siri e os blocos Baiacu na Vara, Seu Boga, Os Cornos da Redinha e Os Cão. As agremiações desempenham um papel essencial na preservação da festa de rua, uma das maiores manifestações populares de Natal.

“O Carnaval da Redinha é um patrimônio cultural da nossa cidade e um símbolo da força da cultura potiguar. Este momento é essencial para fortalecer os laços entre a gestão e os responsáveis por manter viva essa tradição. Nosso compromisso é promover um carnaval que respeite a história e contemple a diversidade, proporcionando que ele volte a crescer cada vez mais”, afirmou a secretária Iracy Azevedo.

Durante a reunião, foram apresentadas ideias para a programação do Carnaval 2025, com foco no resgate cultural e na organização do evento. Os representantes dos blocos solicitaram maior coordenação para garantir que a programação contemple a tradição dos desfiles, ao lado de outras expressões populares, como trios elétricos e paredões. Foi também ressaltada a importância de utilizar áreas históricas, bem como espaços recentemente reurbanizados e reformados. Além da estrutura física, os organizadores destacaram a busca pela valorização da diversidade cultural e religiosa, bem como de todas as formas de manifestação artística.

Compromisso com a cultura e a tradição

A reunião foi considerada positiva, evidenciando o esforço da Prefeitura em construir um evento que fortaleça a tradição e valorize a participação do público. Iracy Azevedo enfatizou o empenho da FUNCARTE em dialogar com os organizadores e garantir que o carnaval seja um espaço inclusivo, representando a identidade cultural de Natal. “Estamos comprometidos em realizar um evento que respeite a história e o legado dos blocos tradicionais, enquanto incluímos novas expressões culturais. Essa parceria com a comunidade é fundamental para fazer do Carnaval da Redinha um evento ainda mais especial”, reforçou a secretária.

A gestão municipal segue trabalhando para que o Carnaval 2025 seja, não só na Praia da Redinha, mas em toda a cidade, um evento que marcará o resgate às tradições locais e celebração das raízes culturais na capital potiguar.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.