Eventos gratuitos acontecerão na Pinacoteca Potiguar e no TAM, e homenageiam o potiguar Antonio Madureira (Zoca), um dos maiores expoentes da Música Armorial
A Pinacoteca Potiguar e o Teatro Alberto Maranhão (TAM) recebem, de 23 a 26 de janeiro, os “Encontros Petrobras de Música Armorial”. Os eventos integram a Mostra Armorial 50, que celebra o legado do movimento artístico e cultural fundado por Ariano Suassuna em 1970. A programação, com entrada gratuita e retirada de ingressos pelo Sympla para os eventos de música, presta uma homenagem ao potiguar Antonio Madureira, um dos maiores expoentes da Música Armorial.
Os “Encontros Petrobras de Música Armorial” visam recriar a atmosfera que marcou o surgimento do Movimento. “Queremos proporcionar uma imersão no legado armorial, na música e nas referências dos folguedos populares que nortearam Antônio Madureira. Juntos, ele e Ariano Suassuna criaram sonoridades magníficas a partir da mescla da música erudita e popular. E para honrar esse legado, teremos performances que cruzam diferentes linguagens artísticas e reafirmam a importância deste artista para a música, o Movimento e para a cultura contemporânea”, explica Regina Rosa de Godoy, idealizadora da Mostra Armorial 50 e coordenadora da série musical.
A programação se inicia no dia 23 (quinta-feira), às 19h, com o lançamento nacional do 3º volume do livro “Antonio Madureira Armorial: histórias e partituras”, na Pinacoteca Potiguar. O autor, Francisco Andrade, é integrante do Grupo Aralume e estudioso da obra de Madureira. O livro (R$ 80) transcreve e analisa composições do repertório do Quinteto Armorial e do Quarteto Romançal. Outros volumes da obra também estarão disponíveis no local.
Na sexta-feira (24), a cantora Leticia Torança sobe ao palco do TAM acompanhada do Grupo Aralume, com o espetáculo cênico-musical A Mãe Essência. A performance une música instrumental, poesia e imagens, resgatando a estética armorial criada por Antonio Madureira – que também participou da criação deste espetáculo – e traduzindo a riqueza das culturas brasileiras em novas interpretações de obras como Excelência, de Madureira e Ariano Suassuna, e Canto do Pagé, de Heitor Villa-Lobos.
Já no sábado (25), também no TAM, o músico Antúlio Madureira retorna a Natal com um espetáculo homenageando seu irmão, no qual mistura o erudito e o popular. Reconhecido por suas invenções instrumentais e performances únicas, que encantam plateias de todas as idades, Antúlio apresenta uma fusão de ritmos nordestinos, como caboclinho, maracatu e ciranda, criando um diálogo vibrante entre tradição e inovação.
“As apresentações de Antúlio oferecem ao público uma verdadeira experiência sensorial, convidando todos a mergulharem no universo encantado da Música Armorial. E nada mais justo e simbólico do que essa homenagem, em família, na terra que nos presenteou com o grande nome da Música Armorial, Zoca [como também é conhecido Antonio Madureira], natural de Macau”, destaca Regina Godoy.
Encerrando os “Encontros Petrobras de Música Armorial”, no domingo (26), o Grupo Garcez Experimental de Dança apresenta o espetáculo “Não Sei, Só Sei Que Foi Assim”, uma releitura poética do legado de Suassuna por meio da dança. Os ritmos do Caboclinho e Maracatu estarão em cena fazendo uma uma homenagem à Música Armorial e a Zoca Madureira. Sob a direção de Artur Garcez, a apresentação explora o universo simbólico do sertão nordestino, combinando elementos do erudito e popular em coreografias que mesclam o real e o imaginário.
A Mostra Armorial 50 em Natal conta com o Patrocínio Oficial da Petrobras e a realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet. O evento é produzido pela R. Godoy Cultura e recebe apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto e Pinacoteca Potiguar. Também conta com o apoio da InterTV, TV Universitária, Universitária FM e Sistema Tribuna de Comunicação.
Serviço: “Encontros Petrobras de Música Armorial”
Local: Pinacoteca Potiguar (Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta) e Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira)
Datas: 23 a 26 de de janeiro
Horário: 19h
Entrada gratuita com retirada no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/encontros-petrobras-de-musica-armorial-natal/2795238