Aprimorar a argumentação e a desenvoltura do público, disseminar o debate público e político no ensino médio. Este é o objetivo do projeto de extensão Sociedade de Debates Potiguar, que entre os dias 23 e 26 de janeiro, realizará um campeonato de debates competitivos presencial aberto ao público, o 7º Torneio Potiguar, no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais (NEPSA), localizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN.
Este projeto já atua há mais de 10 anos, mas, recentemente, com a coordenação do professor Marconi Neves Macedo, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS), foi unido a outro projeto, chamado União de Debates Competitivos, também coordenado por Marconi. A Sociedade de Debates Potiguar atua em organizações da sociedade civil, públicas e até mesmo privadas, como escolas de ensino médio, oferecendo momentos formativos, que são cursos de três a seis horas.
A Sociedade de Debates utiliza uma metodologia baseada no sistema de avaliação que surgiu na Universidade de Oxford, na Inglaterra, há mais de 300 anos, e possui dois segmentos. O primeiro é o Public Speaking, segmento relativo à oratória, que são discursos que os participantes do projeto fazem tentando comover o público. São narrativas desenvolvidas a partir de uma temática pré-determinada, geralmente definida poucos instantes antes de iniciar o momento de debates, e são de curta duração, voltadas para o convencimento do público.
O segundo segmento é o British Parliamentary, um modelo baseado no parlamento britânico, com duas duplas debatendo, uma de cada vez. A partir daí, é escolhida uma dupla vencedora, por meio de um procedimento que chama adjudicação – um julgamento realizado pelos membros do projeto. Essas metodologias serão utilizadas durante o 7º Torneio Potiguar, pois são baseadas em um formato acadêmico.
De acordo com Marconi, esse projeto busca contribuir para qualificar o debate público, com disputas que sejam baseadas em informações fidedignas, evidências acadêmicas, científicas e em boas fontes. “Esses momentos esportivos na Sociedade de Debates acabam sendo um laboratório para que estudantes, de quaisquer áreas na formação educacional, especialmente formação superior, possam participar e aprimorar essas habilidades. A nossa intenção é contribuir para a qualificação do debate público, acrescentando essa dimensão formativa”, explica.
O 7º Torneio Potiguar está com inscrições abertas para estudantes do ensino médio e de graduação da UFRN por meio do Sigaa, onde os interessados podem conferir a programação com os horários de cada modalidade de debate. O torneio ocorrerá entre os dias 23 e 26 de janeiro, das 9h30 às 19h, no NEPSA, sendo as finais dos debates promovidas no dia 26.