Essa é a segunda premiação recebida pelo festival neste ano, que em setembro foi laureado com o Prêmio Brasil Criativo
A cultura do Rio Grande do Norte foi celebrada em grande estilo na noite desta quinta-feira (19), durante a 21ª edição do Troféu Cultura, realizado no Teatro Riachuelo, em Natal. O evento consagrou os principais projetos e artistas do estado, com destaque para o Curta Caicó, que foi eleito o Melhor Projeto Cultural de 2024.
Este reconhecimento reforça a relevância do festival, que também foi premiado, no mês de setembro, em São Paulo, com o Prêmio Brasil Criativo, promovido pela World Creativity Organization (WCO), uma organização global que busca aumentar a conscientização sobre o valor da criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis no século XXI.
O anúncio do vencedor na categoria Projeto Cultural do Ano foi feito pela Secretária de Cultura do Rio Grande do Norte, Mary Land Brito. Em seu discurso, ela destacou a importância dos projetos indicados para o desenvolvimento cultural do estado. “Todos os projetos são essenciais para o fortalecimento da nossa cultura, mas hoje o homenageado pelo Troféu Cultura é o Curta Caicó”, revelou.
Os coordenadores do festival, Raildon Lucena e Diego Vale, também diretores e idealizadores da Agência Referência, subiram ao palco para receber o troféu. Lucena expressou sua emoção ao receber o reconhecimento, reforçando a missão do Curta Caicó em promover a interiorização do cinema no estado e fomentar a economia criativa no setor audiovisual. “Sonhamos em transformar o Seridó em um polo de produção audiovisual”, destacou.
Diego Vale complementou, lembrando as ações realizadas pelo festival em 2024. Ele enfatizou que tanto o Curta Caicó quanto o Seridó Cine, outro festival de cinema promovido pela produtora, levaram oficinas e mostras de cinema a onze municípios do Seridó ao longo do ano. “Quero dedicar este prêmio a todos que resistem e continuam fazendo arte no interior do estado. A todos os realizadores do interior, aos nossos apoiadores e a nossa equipe Referência, que sonha junto conosco”, ressaltou.
Fundada em 2011, a Agência Referência é responsável por diversos projetos culturais, como o Festival Gastronômico de Caicó, e o Seridó Cine – que percorreu os seis municípios do Geoparque Seridó neste ano. A empresa também atua na produção de projetos importantes como a Paixão de Cristo de Carnaúba dos Dantas, o Memorial Padre Tércio e a Festa de Sant´Ana de Caicó.
Os gestores da Agência Referência também revelaram planos para 2025, quando a produtora irá realizar seu primeiro longa-metragem, com o apoio da Lei Paulo Gustavo. “Esse novo projeto promete marcar um momento histórico para o audiovisual potiguar, em especial de Caicó, ampliando ainda mais o alcance e o impacto da produção cultural no Rio Grande do Norte”, ressaltaram.