Caminhadas e missa marcarão abertura do Jubileu da Esperança em Natal

No próximo dia 29 de dezembro, a Arquidiocese de Natal vivenciará a abertura do Jubileu Peregrinos da Esperança, convocado pelo Papa Francisco. A programação contará com quatros caminhadas, que acontecerão simultaneamente, na região central da capital, e uma missa, na Catedral Metropolitana. A concentração para as caminhadas, que deverão contar representantes das 120 paróquias da Arquidiocese, ocorrerá às 8 horas da manhã, nas seguintes Igrejas:

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, reunindo representantes das paróquias do Vicariato Santo Ambrósio Francisco Ferro;
  • Igreja Matriz do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, reunindo representantes das paróquias que estão nos Vicariatos São João Paulo II e São João XXIII;
  • Santuário de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol, que reunirá as paróquias do Vicariato Nossa Senhora da Apresentação;
  • E Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Alecrim, que reunirá as paróquias dos Vicariatos Santo André de Soveral e São Mateus Moreira.
    Às 8h30, na antiga Catedral, o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, fará o rito de abertura do Jubileu, seguindo o roteiro preparado pela comissão jubilar, da Santa Sé. Nas demais Igrejas, o rito será conduzido pelos vigários episcopais. Após o rito, os fiéis seguirão em caminhada até a Catedral Metropolitana, onde haverá a celebração eucarística, presidida por Dom João Cardoso. Na oportunidade, também serão celebrados os 115 anos de criação da Diocese de Natal e os 15 anos da Paróquia da Catedral.
    As caminhadas e a missa serão transmitidas, ao vivo, pelo canal da Arquidiocese de Natal no Youtube. A missa também será transmitida pela Rádio Rural de Natal – 91.9 FM.

Jubileu da Esperança

O Jubileu recordará os 2025 anos do nascimento de Jesus. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, as atividades terão início, em Roma, no dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro e, nos dias seguintes, nas basílicas de Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros, no conjunto das quatro basílicas papais. Neste Jubileu, o Papa Francisco também irá abrir uma Porta Santa, numa penitenciária de Roma.

Nas demais dioceses do mundo, o Santo Padre determinou, na bula de convocação, intitulada “Spes non confundit”, que significa “A esperança não engana” (Rm 5,5), que a abertura aconteça no dia 29 de dezembro, festa da Sagrada Família. O que diferencia este Jubileu dos anteriores é a peregrinação, como o próprio tema.

O Jubileu da Esperança vai ser realizado durante todo o ano de 2025, em todas as Igrejas do mundo, com várias atividades. O calendário com a programação arquidiocesana está disponível no site: arquidiocesedenatal.org.br.

SERVIÇO
Abertura do Jubileu da Esperança, em nível arquidiocesano
DATA: 29 de dezembro de 2024
LOCAL E HORÁRIO: A partir das 8 horas, com caminhadas no centro de Natal, concluindo com a celebração da missa, na Catedral Metropolitana

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.