Conheça os vencedores do Circuito de Restaurantes do Festival Gastronômico de Caicó

Na terra da carne de sol e do queijo, restaurantes foram desafiados a produzir pratos inéditos com ingredientes regionais e clientes elegeram os campeões. O resultado dos vencedores do Circuito de Restaurantes do Festival Gastronômico de Caicó 2024 foi conhecido na última sexta-feira (13).

A competição, realizada entre 15 de novembro e 10 de dezembro, convidou caicoenses e turistas a visitarem os restaurantes participantes, experimentarem os pratos inéditos criados especialmente para o circuito e votarem virtualmente. Os critérios de avaliação incluíram criatividade, sabor (harmonia dos ingredientes e aroma) e qualidade do atendimento.

Para participar do circuito, os restaurantes precisaram inovar, criando pratos com ingredientes típicos: carne de sol, um dos queijos característicos de Caicó (coalho e/ou manteiga) e outro item regional do Rio Grande do Norte.

Foram vencedores por categoria:

ENTRADA/PETISCO:
1º lugar: Coxinha Caicoense – Lanchonete Lula Gula
2º lugar: Carpaccio à Caicó – Caiçara 21

SOBREMESA:
1º lugar: Frescor Sertanejo – Caiçara 21
2º lugar: Cheesecake Arcaico – Dona Bela Doceria

PRATO PRINCIPAL:
1º lugar: Meu Sertão – Armazém 400
2º lugar: Cupim Cabra da Peste – Caiçara 21
3º lugar: Rocambole do Reino – Restaurante Pimenta do Reino

O chef Wanderson Dantas, do Armazém 400, celebrou o primeiro lugar na categoria prato principal com o prato “Meu Sertão”. A receita trouxe filé de sol recheado com queijo coalho, acompanhado de arroz cremoso do sertão (arroz branco, bechamel, carne de sol desfiada, queijo coalho grelhado, nata e mussarela) e finalizado com creme de raspa de queijo e tuile de queijo coalho.

“Usei o que a gente tem de melhor na região, unindo à gastronomia contemporânea, para trazer uma ideia de prato sofisticado e inovador”, destacou o Chef Wanderson, confirmando que o restaurante recebeu vários feedbacks positivos dos clientes e o prato permanecerá no cardápio do Armazém 400.

Na categoria entrada/petisco, a campeã “Coxinha Caicoense” uniu carne de sol, queijo coalho, manteiga, leite, cebola e mel. Já a sobremesa “Frescor Sertanejo” encantou com uma combinação de queijo coalho, carne de sol, sorvete de rapadura, doce de caju ameixa e coco.

A 2ª edição do Festival Gastronômico de Caicó foi organizada pela Agência Referência, com apoio do Sebrae RN, FESPEG, Sistema Fecomércio RN (SESC e SENAC), Universidade Potiguar, Assembleia Legislativa do RN, Viggo Sistemas e Pare e Compre Supermercado. O evento contou com patrocínio de Cachaça Samanaú, Queijaria Dona Gertrudes, Disbecol, Banco do Nordeste e Governo Federal.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Matérias recentes

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

Publicações Recentes

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.