Idealizada pela Universidade Potiguar e Emater, iniciativa fortalece o protagonismo feminino em Mossoró e região
O projeto ‘Gastronomia Regional, Inovação e Empreendedorismo na Agricultura Familiar’, fruto de uma parceria entre a Universidade Potiguar (UnP), integrante do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater RN), garantiu o 2º lugar, na categoria Projetos com Resultados, na 2ª edição do Prêmio iNova RN, idealizado pelo Governo Estadual. Em 2023, a iniciativa ficou com a 3ª colocação.
A premiação ocorreu nesta sexta-feira (13) durante o 17º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, no Hotel Holliday Inn, zona Sul de Natal. O professor de Gastronomia do Campus Natal da UnP, Murilo Vinicio Ribeiro, acompanhado do técnico da Emater, Alexandre Dantas, receberam o reconhecimento.
O projeto já está no seu terceiro ano de execução e em dois momentos, no decorrer do ano, agricultoras familiares de Mossoró e região, junto com alunos do curso de Gastronomia da UnP, participaram de oficinas teóricas e práticas sobre Gastronomia Regional, ministradas pelos técnicos da Emater, Alexandre Dantas, Ana Valéria e Leila Paiva.
Na infraestrutura disponibilizada pela Universidade Potiguar, elas aprendem conceitos de boas práticas no empreendedorismo, precificação, embalagens e participam de um momento prático na cozinha, utilizando nas receitas os insumos regionais que elas mesmo produzem em suas terras, como milho, macaxeira, ovos, queijo coalho, hortaliças e frutas da estação.
Para o coordenador do curso de Gastronomia do Campus Mossoró da UnP, Jordan Medeiros, o prêmio mostra a importância de parcerias como essa e do trabalho social realizado pela instituição.
“Este prêmio evidencia os benefícios sociais que nossas práticas e ações na UnP proporcionam. Essa dualidade com a Emater veio para somar nas vidas dessas agricultoras e também na vivência acadêmica dos nossos alunos. Estamos muito felizes com o reconhecimento desse projeto através do iNova RN”, afirma.