Os estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Professor Antônio Severiano estão participando durante esta semana do projeto “Restaurante da Tia Nastácia”, uma iniciativa pedagógica que integra literatura e cultura. O projeto tem como objetivo despertar a paixão pela leitura e desenvolver habilidades leitoras e críticas nos estudantes. A unidade de ensino está situada em Neópolis.
A professora Iandya Mendonça explicou que o “Restaurante da Tia Nastácia” faz parte do projeto de leitura desenvolvido durante o ano letivo na biblioteca da escola. “Nossa biblioteca tem como patrono o autor Monteiro Lobato, e a partir das leituras do livro “As Histórias de Tia Nastácia”, surgiram algumas questões sobre a origem da personagem, e essa iniciativa foi pensada e desenvolvida, trazendo para as crianças a literatura afro-brasileira, no intuito de valorizar a nossa herança cultural africana. As crianças estão podendo compartilhar e aprender um pouco mais sobre questões de igualdade racial”, ressaltou Mendonça, que desenvolve o projeto, ao lado de Luatonia Alves e de Netânia Rafael, as mediadoras de leitura da biblioteca.
O estudante Heitor José Vianna Caetano, de 11 anos, do 4º ano, leu para os colegas um trecho do livro “Zum Zum Zumbiiiiiiii” de Sônia Rosa, uma história sobre Zumbi dos Palmares para crianças. “Achei tudo muito legal, gostei, é muito interessante ler livros na biblioteca”.
Izabelly Kariny da Silva é mãe de Arthur Maranhão, do 4º ano, e de Vítor Maranhão, do 7º ano, sobre a visita ao projeto ela disse: “projeto lindo, eu fico boquiaberta como as crianças se interessam, se importam, e como trabalham tão bem nesse mundo da literatura, porque quando entramos no mundo dos livros, imaginamos tudo, nos libertamos, então é muito maravilhoso e especial esse trabalho. Parabenizo a professora Idya e toda a equipe da escola”.
Além de proporcionar aos estudantes o contato com histórias, poesias e poemas, a programação das atividades contou também com premiações. A estudante Luana Zhang, do 4º ano, de 11 anos, ganhou um certificado e um presente, por ter lido 15 livros ao longo do ano. “Melhorei bastante esse ano meus estudos e graças aos livros eu aprendi a usar melhor a vírgula”, disse Zhang. Entre as turmas, os estudantes do 5º ano “A” foram os que mais leram livros, ao todo, os 29 alunos leram 322 livros em 2024.
A gestora pedagógica da escola, Gardênia Holanda ressaltou que “este projeto vem agregar, tem muita importância, é sobre conhecer nossas origens, conhecer a cultura afro, de respeitar todos e todas as pessoas, além do grande incentivo à leitura”.
No sábado (14), na Escola Municipal Professor Antônio Severiano acontecerá as apresentações dos projetos de todas as turmas e dos trabalhos realizados pelos estudantes durante o ano letivo de 2024. O evento será aberto para visitação dos pais e responsáveis e a comunidade.