São 22 filmes disponíveis na plataforma com longas e curtas que priorizam a representatividade negra no audiovisual
Após a realização da mostra presencial, o Festival Cinema Negro Ancestralidade como Potência disponibiliza ao público em geral, os curtas e longas metragens, que estiveram presentes na 1ª edição da mostra. Os filmes poderão ser assistidos na plataforma Todesplay todesplay.com.br/, de 05 a 08 de dezembro. Tratam-se de narrativas auto ficcionais que recontam as histórias já vividas por pessoas negras, filmes que tratam sobre diáspora africana, feminismo negro, filmes LGBTQIAPN+ roteirizados e produzidos por pessoas negras e filmes com personagens negros em posição de ascensão.
No formato presencial do FestCineNegro, foram quatro dias de programação, incluindo programa exclusivo para a Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, da Zona Norte de Natal (RN), reunindo mais de 150 estudantes e professores no dia de estreia e, nos demais dias, programação gratuita para todo o público. Para Alessandra Augusta, idealizadora do projeto e presidente da Casa da Ribeira, a representatividade negra é algo que o festival tem como ideal. “Se sentir representado em um fazer artístico é fundamental nos tempos atuais e trazer os jovens até a Casa da Ribeira, para um evento desse porte, é primordial para a formação consciente dessa geração futura”, comenta Alessandra Augusta.
Agora, após o sucesso do formato presencial da 1ª edição do Festival Cinema Negro Ancestralidade como Potência, a organização disponibiliza a mostra de forma online, pela plataforma global de filmes, séries e programas audiovisuais via streaming, a Todesplay. O público terá acesso gratuito a partir do dia 05 ao dia 08 de dezembro, aos 22 filmes, entre longas e curtas metragens.
O Festival surgiu com o propósito de fortalecer a produção audiovisual negra e a fruição das produções cinematográficas realizadas pelos produtores independentes no Brasil e em especial no Rio Grande. O Festival contou com incentivo do Ministério da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto – Lei Paulo Gustavo. É um projeto da Produções Ancestrais em parceria com a Todesplay. Mais informações em @festcinenegro.