O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, está lançando hoje (30) o primeiro bloco de Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), composto de cinco editais de premiação. Nesta etapa, serão distribuídos mais de 4,5 milhões de reais entre os 311 contemplados.
“Este primeiro bloco é muito importante porque enaltece os fazedores, recompensando artistas e iniciativas que tanto precisam desses recursos e desse reconhecimento, pela sua luta e contribuição valiosa com a construção da cena cultural potiguar”, destaca Mary Land Brito, Secretária de Cultura do RN.
O Bloco I é composto pelos Editais de Premiação de Trajetórias Artísticas e Culturais; Premiação de Iniciativas da Cultura Tradicional e Popular; Premiação de Iniciativas da Cultura Urbana e Periférica; Premiação de Comunidades Indígenas; e Premiação de Comunidades Quilombolas.
Outros três Blocos serão disponibilizados nos próximos dias, trazendo os editais da Política Nacional de Cultura Viva, Fomento e Apoio. Somados ao Bloco de Premiação, serão 21 editais ao todo.
Os Editais têm o objetivo de incentivar e fomentar as mais variadas linguagens e expressões artísticas no estado, contando com versões simples e recursos visuais que facilitam a compreensão do público.
Entre os cinco Editais de Premiação, dois são voltados a comunidades indígenas e quilombolas, levando em consideração a quantidade de comunidades existentes e garantindo que os recursos possam chegar em cada uma delas. Os outros três editais são voltados para artistas, grupos e iniciativas artístico-culturais.
Pessoas indígenas e quilombolas também poderão participar de outros editais como pessoa física ou jurídica. Além disso, todos os Editais abrangem políticas de ação afirmativa, de acordo com os regramentos estabelecidos pelo Ministério da Cultura.
As submissões de propostas poderão ser feitas a partir de hoje, 30 de novembro, até 19 de dezembro no portal Mais Cultura RN. Acesse: maiscultura.rn.gov.br > “Editais” > “Editais PNAB”.
Para dúvidas sobre Editais do Bloco I, entre em contato pelo e-mail pnabrnpremiacao@secult.rn.gov.br ou pelo WhatsApp: 84 98614-4427. Atendimento em dias úteis, das 09h às 18h. O atendimento presencial será realizado no Complexo Cultural Rampa, em dias úteis, das 09h às 17h.
Confira os detalhes de cada Edital do Bloco I:
Edital de Premiação de Trajetórias Artísticas e Culturais
Premiação de trajetórias artísticas e culturais individuais, das mais diversas expressões e linguagens artísticas, em reconhecimento a sua contribuição à memória, identidade e produção cultural do Rio Grande do Norte, nas categorias:
a) Mestras e Mestres das Culturas Populares Tradicionais
b) Reconhecimento de Trajetória Artística e Cultural
c) Juventude Transformadora.
Edital de Premiação de Iniciativas da Cultura Tradicional e Popular
Premiação de iniciativas ou manifestações artísticas e culturais realizadas por Povos de Terreiro de Matriz Afro-Ameríndia, Ciganos, Circenses, Movimentos Juninos, Movimentos de Carnaval e Outras Manifestações Populares e Tradicionais. Trata-se, portanto, de reconhecimento pela contribuição de uma iniciativa já realizada de forma pontual ou continuada, por agentes culturais no estado do Rio Grande do Norte.
Edital de Premiação de Iniciativas da Cultura Urbana e Periférica
Premiação de iniciativas ou ações artísticas e culturais realizadas anteriormente de forma pontual ou continuada, por artistas, grupos ou coletivos das diversas expressões urbanas e periféricas, visando reconhecer e valorizar a pluralidade e a singularidade vinculadas às produções e às expressões artístico-culturais de periferia, estimulando a visibilidade dos artistas dessas localidades.
Edital de Premiação de Comunidades Indígenas
Premiação de iniciativas ou manifestações artísticas e culturais já realizadas de forma pontual ou continuada, por povos indígenas do Rio Grande do Norte. A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar os conhecimentos e práticas culturais tradicionais dos povos indígenas do Rio Grande do Norte, garantindo recursos para que as comunidades possam fortalecer o protagonismo dos povos originários e de suas organizações.
Edital de Premiação de Comunidades Quilombolas
Premiação de iniciativas ou manifestações artísticas e culturais já realizadas de forma pontual ou continuada, por comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte. A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar os conhecimentos e práticas culturais tradicionais, garantindo recursos para que as comunidades possam fortalecer o protagonismo dos quilombolas e de suas organizações.