O Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GDUFRN) realiza, nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26 de novembro, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), a apresentação do espetáculo “Zambê de Contra-ataque”. A produção coreográfica é conduzida pelo artista Alexandre Américo, sob a coordenação da professora Teodora Alves, e realizada em parceria com a Torta, plataforma de arte expandida.
A performance é fruto de uma residência artística sobre manifestações culturais da terra e propõe uma imersão em uma cosmologia caiçara, explorando os gestos dançados nos zambês contra-coloniais do litoral norte-rio-grandense. Inspirada no livro “A terra dá, a terra quer”, de Nêgo Bispo, nas reflexões sobre temporalidade de Leda Maria Martins e na obra “Herdanças de Corpos Brincantes”, de Teodora Alves, o espetáculo busca ainda conectar o ritmo ancestral e harmonizar o asè em um ambiente marcado pela improvisação e pela força da coletividade.
Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do TAM.
Sobre o GDUFRN
Fundado em 1990 pelo professor Edson Claro (in memoriam), o GDUFRN é um dos mais consolidados grupos de arte e cultura da UFRN, sendo vinculado ao Departamento de Artes e à Pró-reitoria de Extensão.
O GD desenvolve projetos criativos, pesquisas e espetáculos que contribuem para a formação extensionista de estudantes da Licenciatura em Dança, além de democratizar o acesso à cultura.
Nos últimos anos, o grupo realizou residências artísticas e intercâmbios culturais nacionais e internacionais, como ações em escolas artísticas e de educação básica no estado do Maine, nos Estados Unidos.
Para mais informações, siga o Instagram @gdufrn e consulte o e-book oficial: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49360