A Mostra de Cinema de Gostoso realizou a abertura oficial da sua 11ª edição na noite dessa sexta-feira (22), em São Miguel do Gostoso, reunindo grande público entre autoridades, moradores locais, convidados e turistas. Na plateia, o jornalista Maurício Kubrusly, homenageado da noite e estrela principal do documentário “Kubrusly: Mistério sempre há de pintar por aí”, com direção de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki. O longa conta um pouco da brilhante trajetória de Kubrusly e como vive atualmente após diagnosticado com demência.
Os diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, iniciaram a solenidade de abertura falando sobre a programação da 11ª edição, agradecendo o público e apresentando vídeos, além dos novos integrantes do coletivo Nós do Audiovisual. O coletivo é fruto do trabalho desenvolvido pela Mostra de Gostoso, que há onze anos realiza oficinas para formar e estimular os jovens locais na produção audiovisual. Entre as autoridades presentes, a governadora Fátima Bezerra, a senadora Zenaide Maia, o vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, João Eudes, além das secretárias estaduais de Turismo e Cultura, Solange Portela e Mary Land Brito, e a secretária municipal de turismo de Gostoso, Janielle Linhares.
A noite de exibições teve início com a exibição do filme Ministra do Lixo, concebido pelo Coletivo Nós do Audiovisual, com direção de Harcan Costa. Com 15 minutos de duração, o curta conta a história de Anna Raboud, uma figura ilustre e respeitada em São Miguel do Gostoso. Natural da Suíça, ela chegou à cidade trazendo consigo um desejo de contribuir para causas sociais, preservação ambiental e promoção cultural. Após anos de trabalho dedicado à comunidade, Anna retorna para encontrar amigos.
O momento mais esperado foi a exibição do longa “Kubrusly: Mistério sempre há de pintar por aí”, que conta um pouco da trajetória do grande jornalista e como ele vive atualmente. Maurício Kubrusly já não reconhece quem foi Mauricio Kubrusly. Uma doença consumiu a notável capacidade de comunicação e todo o repertório de um dos mais conhecidos repórteres do Brasil. Kubrusly vive hoje com a mulher, Beatriz Goulart, em uma comunidade à beira mar no sul da Bahia.
Nas duas exibições, os dois filmes levaram ao público muita emoção, por serem obras elaboradas com sensibilidade, traduzindo mensagens de respeito e amor. Quem assistiu, fez elogios: “Estou pela primeira vez participando da Mostra e foi impactante para mim assistir esses dois filmes, primeiro pelo lugar inusitado e fantástico, uma baita experiência, além das mensagens dos dois filmes, com pessoas exemplos para nós e para o mundo. Parabéns a todos os envolvidos”, declarou Maria Clara Travont, nutricionista e turista em São Miguel do Gostoso.
A Mostra segue até terça-feira (26), com programação diária e gratuita dividida em quatro programações paralelas: Mostra Competitiva, Mostra Panorama Mostra Coletivo Nós do Audiovisual e Sessões Especiais. A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Salinor e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio: Emprotur, Visite RN, IDEMA, VESTAS, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, APAN, Mistika e DOT. Produção: Heco Produções e CDHEC.
Na manhã deste sábado, o primeiro debate com os realizadores sobre as exibições da noite de abertura levou muita gente a conhecer detalhes dos bastidores e tirar várias dúvidas conversando com diretores e produtores dos dois filmes. Os debates acontecem sempre na Pousada dos Ponteiros, pela manhã, após as exibições na sala principal.