Acontece no dia 25 de novembro, a inauguração da exposição Baião de dois: sons e sabores do Brasil. Promovido pelo Núcleo de Arte e Cultura, o evento acontece na Galeria Conviv’ART, às 18h. A abertura da exposição de xilogravuras do professor Pedro de Lima, também contará com o lançamento de dois livros de sua autoria, Corpo Samba e Baião de dois: sons e sabores do Brasil.
O livro Corpo Samba, a Alma Jazz é um livro inédito, com enfoque nos estilos musicais de origem das Américas, na qual possuem raízes étnicas no continente africano. Além das histórias de artistas do samba e do jazz, narradas pelo autor, as xilogravuras do livro expressam encontros imaginários entre sambistas e jazzistas em cenários oníricos, cantando livremente seus sonhos de um mundo maravilhoso, de belas alvoradas e batuques sem fim.
Já a obra Baião de dois: sons e sabores do Brasil, foi publicada em 2021, mas não tendo lançamento em Natal, apresenta xilogravuras, músicas e receitas da culinária brasileira, representando o percurso histórico da colonização até seu momento político atual. As obras mostram sua visão de resistência durante crises políticas no seu país.
Outro livro que faz menção é o Encantos do Brasil: xilogravura e cultura popular, publicado em 2019, que remetem a temáticas da cultura brasileira, como vestimentas de couro, vaqueiros, penas de cocares indígenas e tradições africanas.
Para a exposição foram escolhidas obras presentes nos três livros, em que são abordadas as temáticas de negritude e povos originários e sua resistência, temáticas comuns aos três livros. A exposição estará aberta para visitação até dia 13 de dezembro, entre 8h às 16h.