A obra do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto será debatida na Jornada de Estudos Cabralinos. O evento é organizado pelo Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN) e pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN). A ação ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Campus Central da UFRN, em Natal. As inscrições são gratuitas.
O escritor nasceu no Recife, no ano de 1920. Foi o primeiro brasileiro laureado com o Prêmio Camões, em 1990, e o Prêmio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, em 1994. Também recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFRN. A Jornada é uma oportunidade para revisitar e celebrar a obra do poeta, especialmente após as comemorações do centenário de seu nascimento, em 2020.
Os Grupos de Trabalhos (GTs) da Jornada estão divididos em quatro eixos temáticos: João Cabral e o modernismo brasileiro; João Cabral em diálogo com outras vozes e tradições culturais; Recepção, circulação e tradução da obra de João Cabral; e Diálogos da obra cabralina com outras artes. A programação conta com a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições que irão abordar a produção de Cabral a partir de diferentes perspectivas e tendências contemporâneas.
A Jornada é aberta para as comunidades interna e externa da Universidade. As inscrições estão disponíveis na página da Jornada no SIGEventos até o dia 17 de novembro. Para mais informações, basta entrar em contato com a organização pelo e-mail jornadadeestudoscabralinosufrn@gmail.com. Interessados também podem acompanhar atualizações no site ou no perfil do Instagram do evento.