Encerrando a programação especial de 15 anos, o Festival Choro Jazz chega em Fortaleza entre 30 de novembro e 1 de dezembro, e também em Jericoacoara, de 3 a 8 de dezembro. Com acesso gratuito a todos os shows e oficinas, o festival é novamente patrocinado pela Petrobras, que apoiou a proposta itinerante desta edição, que já passou por Soure e Belém, no Pará e Crato, no Cariri cearense.
A curadoria e a idealização do evento são de Antônio Ivan Capucho, com a Iracema Cultural, sob a direção de Aline de Moraes e equipe, responsável pela organização. O festival conta também com o apoio da Prefeitura e da Autarquia de Jijoca de Jericoacoara, do Instituto Dragão do Mar, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Governo do Estado Ceará, em uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Fortaleza: 30/11 e 1/12 no Centro Dragão do Mar
Para a programação deste ano em Fortaleza, o Festival Choro Jazz retorna ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. No sábado, 30/11, às 19h, Samuel Rocha e grupo apresentam “Bordando o 7”, espetáculo do violonista de sete cordas com músicos renomados. Às 20h, é a vez das violonistas e compositoras Theresa Rachel e Rebeca Câmara, acompanhadas pela cavaquinista Brenna Freire, com o show “Compositoras Brasileiras”. Encerrando a noite, Armandinho Macedo, Marco Lobo e Yacoce Simões trazem “Retocando Gil e Caetano” às 21h.
No domingo, 1/12, também a partir das 19h, o público poderá assistir ao Mimi Rocha Quarteto, seguido do consagrado grupo O Trio, com Paulo Sérgio Santos, Maurício Carrilho e Pedro Amorim, às 20h. Fechando a programação em Fortaleza, Leila Pinheiro e Roberto Menescal apresentam “No Balanço da Bossa” às 21h.
Jericoacoara: programação musical na Praça Principal
Em Jericoacoara, as apresentações acontecem na praça principal, de terça, 3/12, a domingo, 8/12, terça e domingo com início às 19h30 e de quarta a sábado começando às 20h30.
A programação inclui Jorge Helder e Lula Galvão na terça, 3/12, seguidos por Nonato Lima, Nayra Costa e Márcio Resende, entre outros. Nos dias seguintes, destaques como A Cor do Som, Vanessa Moreno, Mônica Salmaso e André Mehmari homenageando Milton, Trio Júlio, Nelson Ayres e Gabriele Mirabassi, Nosso Trio, Bianca Gismonti Trio, entre outros. No domingo, Lia de Itamaracá encerra o festival em grande estilo, com a participação da Banda Ciranda do Mundo. A programação completa pode ser conferida no site chorojazz.com e nas redes sociais do Festival Choro Jazz, como o instagram @chorojazz.
Festival Choro Jazz 2024: uma edição itinerante
Apoiado pela Petrobras, que renovou sua parceria de patrocínio por ao menos dois anos, o Festival Choro Jazz expandiu-se em 2024, levando a música instrumental brasileira para novas cidades. Além das etapas no Pará e no Cariri, o evento se consolida em Fortaleza e Jericoacoara, celebrando a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. Capucho, idealizador e curador, destaca: “É um grande encontro da música brasileira, promovendo nossa diversidade e celebrando a importância da cultura em todo o país.”
SERVIÇO:
Fortaleza: Sábado, 30/11, às 19h, e domingo, 1/12, às 19h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Jericoacoara: Praça central, de terça, 3/12, a domingo, 8/12, a partir das 20h30 (domingo, a partir das 19h30).
Entrada gratuita em todas as apresentações e oficinas.
Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, com apoio do Governo do Estado do Ceará e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Mais informações no Instagram do Festival Choro Jazz e em www.chorojazz.com.