A Comunidade Ballroom potiguar promove neste sábado (16), às 19h, no Ateliê Bar, localizado na Rua Chile, bairro da Ribeira, a Baixíssima Ball: Território dos Encantos. Com uma proposta inspirada em seres místicos e ancestrais, a Casa da Baixa Costura celebra a liberdade, resistência e identidade da comunidade LGBTQIAP+, conectando passado, presente e futuro em uma narrativa de autoconstrução e pertencimento.
O evento contará com seis categorias, incluindo “Rosto” (exclusiva para pessoas negras e indígenas), “Corpulência” (para pessoas trans), e performances de Vogue como o icônico “Vogue Femme Performance – Master of Elements”. Cada categoria é uma manifestação de autenticidade e resistência, onde os competidores poderão exibir seus talentos ao público e aos jurados, entre eles, a Princess Taly Baixíssima e Mother Vitoria Um Milhão de Acúenda e Cajjuina Ixtranha.
Resistência e Solidariedade
A entrada para o evento será um quilo de alimento não perecível, que será revertido em apoio às comunidades locais em situação de vulnerabilidade, como destacado pela liderança da Casa da Baixa Costura, Overall Princess Hiura Baixíssima: “Quando falamos de Ballroom, da nossa comunidade, que é composta majoritariamente por corpos dissidentes, sabemos que essas pessoas enfrentam barreiras de acesso a empregos dignos e oportunidades. Coletar alimentos é uma ação pequena, mas muito relevante de apoio mútuo e o senso de coletividade que nossa cultura promove.”
A Comunidade Ballroom potiguar promove treinos semanais que fomentam os talentos a se prepararem para as Balls. | Foto: Projeto CLEO
O evento será conduzido pela Fouding Mama Adorot Baixíssima de MC, com Taurus Baixíssimo animando o público e DJ Olivia Mistério 007 no comando da sonoridade. Após a Ball, o After Ball promete prolongar a celebração com os DJs Six 007 e Star Princess Thalligeira Candace (Pernambuco).
A Baixíssima Ball é uma iniciativa financiada pelo Fundo Elas+ através do programa Mulheres em Movimento 2023, reforçando a importância do apoio institucional para fortalecer as expressões culturais da comunidade LGBTQIAP+.
Para mais informações, acompanhe o perfil da Ballroom potiguar nas redes sociais, @Ballroomrn e faça parte dessa celebração única de liberdade, potência cultural e talento.