O evento contou com uma Master Class do médico internacionalmente conhecido Miguel Srougi
A Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional do RN (SBU-RN) realizou, nesta terça-feira (12), a abertura oficial da campanha Novembro Azul 2024, juntamente com uma Master Class sobre os 120 anos da primeira cirurgia de remoção da próstata. A aula principal foi ministrada pelo doutor Miguel Srougi, mundialmente conhecido por seus trabalhos no tratamento contra o câncer de próstata.
“Nós, como urologistas, não vamos ficar mais restritos só na campanha do câncer de próstata, mas da saúde masculina como um todo. Temos que assumir um papel ativo no tratamento da saúde masculina do nosso paciente. Não vamos ficar mais restritos só, digamos assim, à disfunção erétil, ao toque retal. Temos que atuar em outras áreas, vendo a saúde integral desse nosso paciente com problemas diretos e indiretos, como insuficiência coronariana, diabetes, colesterol”, ressaltou o presidente da SBU-RN, Rafael Pauletti, ao falar sobre a mudança de perspetiva da atuação do urologista na saúde global masculina.
Miguel Srougi, autor de mais de 500 artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais, e professor titular da USP entre 2005 e 2021, ressaltou a importância do diagnóstico precoce e dos avanços nas cirurgias de próstata. “Essa cirurgia tem um grande significado clínico e principalmente médico-social, porque o câncer de próstata é muito comum. Um em cada oito homens vai ter câncer de próstata e esse câncer só é curável quando descoberto no início. Para ser descoberto no início, o homem precisa voluntariamente procurar um médico, fazer um toque na próstata, um exame de sangue, o PSA. E com isso, mesmo sem sintomas, a gente pode detectar um tumor no melhor momento, nessa fase que ele está dentro da próstata e não dá sintomas, só por esses exames a gente descobre e, com isso, conseguimos salvar esse doente.”
Ele alertou ainda para a importância dos homens desenvolverem uma cultura de autocuidado e realizarem consultas periódicas com o urologista. “Os homens têm que saber que se o tumor de próstata não for descoberto nessa fase inicial, ele avança, cresce e vai para fora da próstata. Na hora que ele sai, mesmo que ele não se espalhe, só o fato de pegar a gordura em volta da próstata, faz a chance de cura cair de 80% a 90% para 40%. Então, o homem que é um pouco mais desligado, que negligencia, ele pode comprometer alguns anos de vida saudável e útil com a família, com as coisas que ele faz, com as coisas que ele gosta, simplesmente porque deixou de fazer o exame de próstata e o tumor foi descoberto tardiamente”, concluiu.
O evento, que reuniu mais de 50 urologistas de Natal, além de convidados de outros estados, também contou com palestras sobre a história da cirurgia de próstata e variadas técnicas cirúrgicas, tais como a robótica, laparoscópica e perineal. Outros grandes especialistas na área também estiveram presentes ministrando sobre variados temas: Renato Prado (SP), Rafael Coelho (SP), Rafael Rebouças (PB) e Clóvis Fraga (PE).
A SBU-RN segue com a campanha Novembro Azul durante todo o mês, trabalhando na divulgação e conscientização da população sobre o tema, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e formas de tratamento da doença.