A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, promoverá o 1º Simpósio de Medicina Indígena. O evento reunirá especialistas, profissionais da saúde, representantes indígenas e juristas em uma iniciativa inédita para dialogar sobre Medicina Indígena, Medicina Popular e Etnomedicina.
O simpósio será realizado no dia 7 de dezembro, das 8h às 13h, no auditório da UnP Salgado Filho. Com vagas limitadas e direito a certificado, as inscrições estão abertas no valor de R$ 10 e podem ser feitas no Sympla – I Simpósio de Medicina Indígena da UnP. No dia do evento, os participantes deverão contribuir com 1 quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão doados para o Natal de famílias em situação de vulnerabilidade.
O 1º Simpósio de Medicina Indígena é realizado por educadores e estudantes de Medicina da UnP, cujo curso é parte integrante da Inspirali, reconhecida como o melhor ecossistema de educação em saúde do país. O evento promete ser um espaço para a troca de saberes e experiências, ressaltando a importância das práticas de saúde indígenas e seu impacto positivo nas comunidades. Serão abordados temas como:
Estrutura e funcionamento dos serviços de saúde para populações indígenas no Rio Grande do Norte
Focado em discutir a organização, políticas públicas e os principais entraves e avanços na prestação de serviços de saúde para povos indígenas.
Experiências na prática médica voltada para a saúde indígena
Exploração das vivências de médicos na prestação de cuidados à saúde indígena, incluindo desafios, aprendizados e o impacto cultural e social dessa atuação.
Desafios da assistência de enfermagem às populações indígenas
Análise das dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem no atendimento à saúde das populações indígenas, incluindo barreiras culturais, estruturais e comunicativas, além das boas práticas desenvolvidas.
Mesas-redondas
Atenção à Saúde Indígena no Rio Grande do Norte: Estrutura dos Serviços, Práticas Médicas e Desafios da Assistência de Enfermagem.
Acesso à Atenção Primária à Saúde nas Comunidades Indígenas e a garantia de seus direitos civis: Desafios e Caminhos de Proteção e Inclusão.
Direitos matrimoniais e a proteção da população indígena
Discussão sobre o direito matrimonial sob a perspectiva das populações indígenas, respeitando seus costumes e tradições, além de análise das legislações nacionais e internacionais que garantem esses direitos.
Acesso à Atenção Primária à Saúde pela população indígena
Tema centrado nos desafios e percepções para garantir o acesso efetivo à Atenção Primária à Saúde (APS) nas comunidades indígenas, considerando a logística, a cultura e as condições socioeconômicas.
Caminhos da Saúde
Explorando os desafios e visões sobre o acesso à atenção primária nas comunidades indígenas.
Serviço
1º Simpósio de Medicina Indígena
7 de dezembro, das 8h às 13h, no auditório da UnP Salgado Filho, em Natal
Inscrições (R$ 10 e 1 quilo de alimento não perecível)
https://www.sympla.com.br/evento/i-simposio-de-medicina-indigena-da-unp/2676802
Vagas limitadas